terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Arcebispo brasileiro Dom Ilson de Jesus Montanari

é nomeado Secretário do Colégio Cardinalício

Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre Francisco nomeou o Arcebispo Ilson de Jesus Montanari como Secretário do Colégio Cardinalício. 
Dom Ilson, 58, é natural de Sertãozinho, SP, e trabalha na Congregação para os Bispos desde 2008. Em 2011 foi nomeado Capelão de Sua Santidade, e em 12 de outubro, o Papa o nomeou Secretário da Congregação, presidida pelo cardeal canadense Marc Ouellet. 
O cargo de Secretário do Colégio Cardinalício é uma das funções de sua incumbência na Congregação. 
Dom Ilson
O Colégio Cardinalício é atualmente formado por 199 cardeais: 107 eleitores e 92 com mais de 80 anos, sem direito de voto. Eles colaboram com o Papa nas questões mais importantes da Igreja Católica e têm o dever de se reunir para eleger um novo Pontífice.
Como descrito no Código de Direito Canônico, cânon 349, “os Cardeais da Santa Igreja Romana constituem um Colégio especial cuja responsabilidade é prover à eleição do Romano Pontífice, de acordo com a norma do direito peculiar; assim mesmo, os Cardeais assistem o Romano Pontífice, tanto colegialmente quando são convocados para tratar juntos questões de mais importância, como pessoalmente, mediante as diversas funções que desempenham, ajudando o Papa sobretudo em seu governo cotidiano da Igreja universal”.
Já o Cânon 350, explica que “o Colégio Cardinalício se divide em três ordens: a episcopal, a que pertencem os Cardeais aos quais o Romano Pontífice atribui como título uma Igreja suburbicária e os Patriarcas orientais do Colégio, a presbiteral e a diaconal". (CM)
                                                                                                    Fonte: radiovaticana.va
....................................................................................................................................... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário