sábado, 19 de outubro de 2013

Movimento Apostólico de Schoenstatt


Início do Ano Jubilar 

Nesta sexta-feira, 18, o Movimento Apostólico de Schoenstatt iniciou a celebração do centenário de sua fundação. No dia 18 de outubro de 1914, em plena Primeira Guerrra Mundial, surgiu na Alemanha sob a liderança do Padre José Kentenich e sob o impulso da devoção mariana.
Alegria e Gratidão
O Movimento tem como objetivo a renovação religiosa e moral do mundo. O centro de espiritualidade é o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, também chamado de Santuário Original.
Em Schoenstt, por ocasião do inicio das celebrações, a congregação dos Padres Pallottinos, responsáveis pelo Santuário, decidiu hoje na sua Assembleia Provincial oferecer ao Movimento o Santuário Original e a Praça dos Peregrinos como um presente jubilar pelo centenário da sua fundação.
“Há uns anos o Movimento de Schoenstatt pediu um gesto generoso no que respeita à área de peregrinação em Schoenstatt. Com esta oferta queremos confiar o Santuário de Maria ao Movimento de Schoenstatt no aniversário do centenário de Schoenstatt em 2014", declarou o Superior Pallottino Provincial, padre Helmut Scharler. Segundo ele, o gesto é acompanhado "com a esperança de que muitas pessoas vivenciem a proximidade da Mãe e Rainha e que de futuro aproveitem o poder inspirador e benéfico deste lugar de peregrinação” 
Na Alemanha, a celebração que marca o ínicio do Ano Jubilar foi presidida pelo cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, que em nome da Igreja fará a abertura solene os festejos. Para 2014 está prevista uma peregrinação ao Santuário da Mãe Peregrina na Alemanha e também a Roma, onde deve ocorrer uma audiência de representantes do movimento com o Papa Francisco. 
Destaca-se no Brasil o inicio das celebrações do Ano Jubilar no primeiro santuário dedicado a Mãe Rainha de Schoenstatt, em Santa Maria (RS), fruto do trabalho missionário de João Pozzobon. Durante todo o dia o Santuário na cidade gaúcha promoveu várias atividades de oração para vivência do carisma e espiritualidade do Movimento.
Em mensagem a todos os membros da Família Schoenstatt brasileira, o diretor nacional do Movimento, padre Alexandre Awi Mello, destacou que "neste dia 18 de outubro inicia o Ano de Graças: 100 anos da Aliança de Amor de nosso Pai e Fundador e os congregados com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que transformou a Capelinha de São Miguel em um Santuário de graças".
O diretor nacional convocou os membros do movimento a viverem com intensidade esta Ano Jubilar. "Convido a abençoada Família de Schoenstatt, no Brasil, a viver com imensa alegria e gratidão cada dia desse Ano Jubilar! Nossa gratidão à Mãe de Deus, por tudo o que ela realizou no decorrer desses cem anos de história, seja nossa fidelidade ao carisma de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich”, frisou. (JS)
                                                                                  Fonte: www.portalecclesia.com
..................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário