terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mudanças na Secretaria de Estado do Vaticano:

Cardeal Bertone deixa o cargo de Secretário e recebe agradecimentos do Papa Francisco

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco recebeu em audiência, esta manhã, no Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone, que deixou o cargo de Secretário de Estado, nesta terça-feira, e demais membros da Secretaria de Estado.
O novo Secretário de Estado, Dom Pietro Parolin, não participou da audiência por motivos de saúde. Ele foi submetido a uma pequena cirurgia e as boas-vindas foram feitas 'in absentia', ou seja, em ausência. Dom Parolin tomará posse do cargo daqui a algumas semanas.
Francisco manifestou sua gratidão ao Cardeal Bertone pelo serviço prestado à Igreja ao longo desses anos. Gratidão com a qual disse interpretar também o pensamento de seu amado predecessor Bento XVI: 
Papa agradece Cardeal Bertone
"Vejo no senhor o filho de Dom Bosco. Todos nós fomos marcados por sua história. Pensando em seu longo serviço à Igreja, tanto no ensinamento quanto no ministério de Bispo diocesano e no trabalho na Cúria até o cargo de Secretário de Estado, parece-me que o fio condutor tenha sido a sua vocação sacerdotal salesiana que a marcou desde a tenra idade e que a levou a desempenhar todos os cargos com profundo amor pela Igreja, generosidade e com a típica mistura salesiana que une um espírito sincero de obediência a uma grande liberdade de iniciativa e criatividade pessoal."
"Para todo salesiano o amor pela Igreja se expressa de modo particular no amor pelo Sucessor de Pedro. Sentir-se no coração da Igreja, pois se está com o Papa", frisou Francisco. E o Santo Padre destacou o segundo aspecto:
"O comportamento de fidelidade incondicional e absoluta lealdade a Pedro, característica distintiva de seu mandato como Secretário de Estado, tanto em relação a Bento XVI quanto a mim nesses meses. Eu senti isso em muitas ocasiões e lhe agradeço profundamente por isso."
O Papa agradeceu ao Cardeal Bertone pela coragem e paciência com as quais enfrentou as contrariedades. "E são muitas", observou o pontífice. O Santo Padre recordou o 'sonho das rosas', contado por Dom Bosco aos seus jovens. "Se do lado de fora de uma pérgula se vêem somente flores, mais se entra e mais surgem os espinhos que ferem e provocam muita dor", frisou. No entanto, mesmo no desânimo, a Virgem Maria exorta todos a perseverar:
"Caro Cardeal Bertone, não obstante os espinhos, não faltou a ajuda de Nossa Senhora Auxiliadora e não faltará no futuro. Desejo que o senhor possa continuar usufruindo dos tesouros que marcaram a sua vocação: a presença de Jesus Eucaristia, a assistência de Nossa Senhora e amizade do Papa."
Dom Pietro Parolin
Em relação ao novo Secretário de Estado, Dom Parolin, o Papa Francisco destacou que ele conhece a Secretaria de Estado, sua comunidade de trabalho:
"Ele conhece muito bem a família da Secretaria de Estado, pois aqui trabalhou por muitos anos, com dedicação e competência, e com a capacidade de diálogo e traço humano que são uma sua característica. Num certo sentido é como voltar para casa."
O Papa agradeceu a todos aqueles que trabalham na Secretaria de Estado muitas vezes no anonimato e os convidou a rezar por ele: 
"Convido todos vocês a rezarem por mim, pois eu preciso, e gostaria que vocês tivessem a certeza de minha oração, amizade, proximidade e reconhecimento pelo trabalho que desempenham." (MJ)
.............................................................................................................................................................

Saiba mais sobre a Secretaria de Estado do Vaticano

A Secretaria de Estado é o dicastério da Cúria Romana que coadjuva mais de perto o Pontífice no exercício da sua suprema missão. O organismo, suas funções e estruturas, estiveram na pauta do Conselho de Cardeais que se reuniu no Vaticano de 1 a 3 de outubro, convocado pelo Papa. 
A última reforma da Secretaria de Estado foi decretada por João Paulo II em 1988, com a Constituição Apostólica Pastor Bonus. O dicastério ficou dividido em duas seções: Assuntos Gerais e Relações com os Estados. Esta Constituição deverá ser alterada, tornando a estrutura do dicastério mais ágil. 
Atualmente, o Secretário de Estado é o primeiro colaborador do Papa no governo da Igreja universal e o máximo expoente da atividade diplomática e política da Santa Sé, representando, em circunstâncias particulares, a própria pessoa do Sumo Pontífice.
A seção dos Assuntos Gerais ou Primeira tem como competência despachar questões relativas ao serviço cotidiano do Sumo Pontífice, quer na solicitude pela Igreja universal quer nas relações com os Dicastérios da Cúria Romana: cuida da redação dos documentos que o Santo Padre lhe confia, executa os atos das nomeações da Cúria Romana e guarda o selo de chumbo e o anel do Pescador. Regulamenta a função e a atividade dos Representantes da Santa Sé, leva a efeito tudo o que diz respeito às Embaixadas junto da Santa Sé, vela sobre os órgãos de comunicação oficial da Santa Sé e cuida da publicação dos «Acta Apostolicæ Sedis» e do «Anuário Pontifício».
A seção das Relações com os Estados ou Segunda Seção tem como função própria cuidar das questões que devem ser tratadas com os Governos civis: as relações diplomáticas da Santa Sé com os Estados, incluindo a estipulação de Concordatas ou acordos semelhantes; a representação da Santa Sé junto aos Organismos e das Conferências Internacionais; a provisão das Igrejas particulares, sua constituição ou alteração; e em estreita colaboração com a Congregação dos Bispos, as nomeações dos Bispos nos países que mantêm com a Santa Sé tratados ou acordos de direito internacional. (CM)
                                                                 Fonte: www.radiovaticana.va      www.news.va
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário