terça-feira, 8 de outubro de 2013

Hoje o "Dia do Nascituro". Acompanhe esta oportuna reflexão:

Cuidar da Vida desde a concepção!

No dia 8 de outubro a Igreja Católica no Brasil comemora o Dia do Nascituro. O objetivo é promover, proteger, defender e valorizar a vida humana, em todas as circunstâncias, desde a sua concepção até a morte natural. Nascituro é aquela pessoa que ainda não veio à luz, mas já está vivendo no seio materno.Em preparação ao Dia do Nascituro, nos dias 1º a 7 de outubro, comemora-se a Semana Nacional da Vida. O tema proposto para este ano é “Cuidar da vida e transmitir a fé”.
Demos às crianças o direito de nascer
No subsídio preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, Dom Antonio Duarte afirma que “Nessa hora da vida ameaçada por hábitos e comportamentos de risco, tais como pelas drogas, ideologias partidárias e institucionais que promovem o aborto e a eutanásia (...), a Igreja Católica e a família devem promover a formação de discípulos missionários que irão atuar em associações familiares, em Conselhos de Saúde, em trabalhos de voluntariado, em programas de formação da sexualidade digna, da paternidade responsável e em grupos de cuidados paliativos.”
Cuidar da vida é tarefa de todo cristão. É o que propõe Santo Irineu de Lião ao dizer que “a glória de Deus é a vida do ser humano”. Por isso, a Igreja se empenha em defender e promover a vida desde o momento da concepção até a derradeira hora de passar desta vida para a vida eterna. “Deus colocou no centro, como ápice da criação, a sua grande obra. Apesar de sempre querermos ter filhos saudáveis, mesmo quando uma criança nasce gravemente doente, ela continua sendo uma filha de Deus, e, portanto, deve ser amada, respeitada e protegida desde o seio materno”.
No outro extremo da existência está a velhice e a passagem para a outra vida. O subsídio “Hora da Família” diz que “entre os temas da ética atual, a velhice e a morte são os que mais tocam a nossa sensibilidade, principalmente em termos de Brasil e América Latina, onde já é difícil viver com dignidade, quanto mais morrer com dignidade. É um assunto do qual ninguém tem o direito de fugir, em face dos problemas concretos que envolvem não só profissionais da saúde como familiares e agentes de pastoral”.
Aproveitemos a Semana Nacional da Vida para reafirmar o nosso compromisso com a vida desde a concepção até o último suspiro. Renovemos a nossa decisão de lutar contra qualquer prática que atenta contra a vida e nos posicionemos contra as leis que pretendem legalizar as práticas de morte.  E peçamos a Deus: Fazei com que todos aqueles que crêem no vosso Filho saibam anunciar com firmeza e amor aos homens do nosso tempo o Evangelho da vida, e que juntos construamos a civilização da verdade e do amor, para louvor e glória do Deus Criador e amante da vida.
                                                 Dom Canísio Klaus - Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
                                                        Fonte: cnbb.org.br   Ilustração: arquidiocesebh.org.br 
.......................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário