sábado, 12 de outubro de 2013

Leituras do Domingo

28º do Tempo Comum


1ª Leitura: 2Rs 5, 14-17                 Salmo: 98(97)               2ª Leitura: 2Tm 2, 8-13
..............................................................................................................................................................
EvangelhoLc 17,11-19

"Levanta-te e vai! Tua fé te salvou."
Caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia.  Estava  para  entrar num povoado, quando dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a certa distância e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.   
...............................................................................................................................................................
Reflexão
A cena do evangelho de hoje se passa no caminho que Jesus faz para Jerusalém, entre a Samaria e a Galiléia. Essa localização geográfica do milagre dos dez leprosos não é por acaso: indica que a salvação não depende da religião, mas da fé em Jesus Cristo. Por isso, Jesus chama a atenção para o fato de o samaritano, e somente ele, ter voltado para dar glória a Deus e agradecer-lhe o dom da cura.
A prostração do samaritano é um gesto de profissão de fé. Ele reconhece em Jesus o salvador, capaz de curar sua enfermidade sem a mediação da lei mosaica. Os judeus obedecem a palavra de Jesus porque é cumprimento da lei, não por acreditarem nele. Julgam-se merecedores da cura por serem filhos de Abraão, por isso não voltam para agradecer. 
O gesto do samaritano nos evangeliza e nos faz mergulhar numa relação mais terna com Deus, reconhecendo, a cada instante, os benefícios que dele recebemos e o cuidado que ele nos devota. A gratidão a Jesus pela salvação é componente essencial da vida e da oração cristã. A vida cristã é um dar graças contínuo – em grego, a palavra “ação de graças” é eucaristia! Assim, toda a nossa vida é eucarística!
Nesta celebração, deixando-nos evangelizar pelo seu gesto o tornamos coletivo na ação litúrgica da Igreja. Damos graças ao Pai pela salvação, operada por meio de Jesus, colocando toda a nossa vida na perspectiva da ação de graças pelos benefícios e por todo o cuidado recebido. 
               Fonte: revistadeliturgia.com.br      Banner: cnbb.org.br       Ilustração: snpcultura.org
...........................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário