segunda-feira, 6 de outubro de 2014


Papa nesta segunda-feira aos padres sinodais: 

"Falem com clareza e sem temores"

Cidade do Vaticano (RV) – “Falar claro e ouvir com humildade”: estas são as duas indicações fornecidas pelo Papa Francisco, abrindo o Sínodo Extraordinário sobre a Família, na manhã desta segunda-feira, 06. A reunião, que se realiza na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, termina daqui a duas semanas, em 19 de outubro. 
Com caridade e para o bem, deve se falar tudo o que for necessário
Vocês são a voz das Igrejas particulares (...) e esta voz deve ser expressada em sinodalidade. E isto é uma grande responsabilidade: refletir a realidade e as problemáticas das Igrejas, para ajudá-las a caminhar pela estrada que é o Evangelho da família.”
Falar claro é a condição básica”, disse Jorge Mario Bergoglio no breve discurso introdutório. “Que ninguém diga ‘isso não se pode dizer, fulano pensará isso ou aquilo de mim’. É preciso dizer tudo o que se sente, a verdade sem temores. No último consistório, em fevereiro passado, quando se falou sobre Família – prosseguiu o Pontífice – um cardeal me escreveu dizendo: ‘pena que alguns cardeais não tiveram coragem de dizer algumas coisas por respeito ao Papa, pensando que ele talvez pensasse diferentemente. Isto não é certo, não é sinodalidade, porque os padres sinodais devem dizer tudo o que, no Senhor, sentem que têm que dizer, sem respeito humano, sem pavor. Ao mesmo tempo – prosseguiu Francisco – deve-se escutar com humildade e acolher, de coração aberto, o que dizem os irmãos. Com estas duas atitudes, se exerce a sinodalidade”.
Concluindo, o Pontífice pediu um favor aos padres sinodais: “Ajam como irmãos no Senhor: falem sem temor e ouçam com humildade; façam-no com muita tranquilidade e paz porque os Sínodos se realizam sempre “cum petro e sub petro” e a presença do Papa é uma garantia para todos e proteção na fé. Colaboremos unidos para que se afirme a dinâmica da sinodalidade”.  (CM)
                                                                              Fonte: radiovaticana.va     news.va
.................................................................................................................................. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário