terça-feira, 14 de outubro de 2014


O próximo domingo é o Dia Mundial das Missões

Missão para libertar” é o tema da Campanha Missionária 2014, realizada neste mês de outubro.A reflexão retoma a Campanha da Fraternidade deste ano, que alertou sobre a realidade do tráfico humano. As vítimas desse crime representam a escravidão moderna.
Por isso, “a temática surge hoje como um grande desafio para a Missão”. É o que afirma padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM). “Em uma sinagoga de Nazaré, Jesus inaugura seu ministério recordando a profecia de Isaías: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e enviou-me para anunciar a boa-nova aos pobres...’ (Lc 4, 18). E Jesus continuou: para pôr em liberdade os cativos...”, destaca padre Camilo ao falar da passagem bíblica que inspirou a escolha do tema “Missão para libertar” e lema “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18). “A Missão do Messias vem do Deus da vida e por isso, traz libertação para quem sofre algum tipo de escravidão. Hoje, Jesus nos desafia a assumirmos essa mesma Missão”, complementa.
Coleta no próximo sábado (18) e no domingo (19)
A Campanha Missionária 2014 quer chamar a atenção para a escravidão do tráfico humano em suas diversas expressões: a exploração do trabalho; exploração sexual; a extração de órgãos; e tráfico de crianças e adolescentes para adoção. Olhando para essa realidade à luz da Palavra de Deus, percebe-se que a missão de defender e promover a vida continua urgente e sem fronteiras.
No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), com sede em Brasília (DF), têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).
O objetivo é criar comunhão entre os diversos aspectos da Missão e incentivar para o compromisso. Todas as famílias e comunidades são convidadas a viverem com maior intensidade o Mês das Missões. Com isso, a nossa Igreja no Brasil se fortalece e se abre com maior generosidade para a Missão Universal além-fronteiras. Conforme o apelo do papa Francisco, “não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (EG 80).
No próximo sábado, dia 19 de outubro, e domingo, dia 20, acontecerá a Coleta Missionária em todas as comunidades, paróquias e instituições católicas do Brasil. Coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), tem como objetivo financiar projetos missionários em todo o mundo. Depois de recolhidos, os envelopes são encaminhados ao Fundo Universal de Solidariedade, em Roma. De lá, as ofertas são redistribuídas em âmbito mundial.
Estes recursos são importantes. Uma pequena parte deles fica para a organização da campanha e a manutenção das POM, e a maior parte é enviada para o Fundo Universal de Solidariedade, que financia projetos de ajuda à missões, especialmente na Ásia e na África. São projetos como o sustento de dioceses, a manutenção de seminários, obras sociais e assistência aos missionários”, explicou o padre Camilo Pauletti.
                           Fonte: pom.org.br       arqrio.org        arquidiocesedegoiania.org.br
.............................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário