quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Trabalhos da


8ª Sessão do Conselho dos 9 Cardeais (C9)


Cidade do Vaticano (RV) – No final da manhã desta quarta-feira (11/02) o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, falou aos jornalistas sobre a oitava Sessão do Conselho dos 9 Cardeais (C9), reunidos desde segunda-feira até a tarde desta quarta-feira, no Vaticano, para tratar da reforma da Cúria. O Papa Francisco participou de todos os encontros – à exceção desta manhã, devido à Audiência Geral.
Fidelidade e renovação
A primeira reunião realizada na manhã de segunda-feira foi dedicada à preparação do Relatório sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho e sobre o tema da reforma da Cúria, que será apresentado nesta quinta-feira, 12, no Consistório do Colégio Cardinalício. O Secretário do Conselho, Dom Semeraro, apresentou a sua contribuição ao Relatório. A parte da tarde foid edicada ao encontro com o Cardeal Gianfranco Ravasi, para tratar do Pontifício Conselho para a Cultura no contexto da reforma da Cúria.
A reunião de terça-feira, por sua vez, foi dedicada à exposição do Secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e da Comissão para as Mídias vaticanas, Dom Paul Tighe, que apresentou o ‘Interim Report’, com os principais resultados e propostas para a reorganização do complexo das mídias vaticanas. O Conselho manifestou apreço pelo trabalho desenvolvido pela Comissão, confirmando suas principais orientações.  Na parte da tarde foram retomadas questões relativas à Secretaria e o Conselho para a Economia em vista da finalização dos Estatutos destes novos organismos.
A primeira parte da reunião da manhã desta quarta-feira foi novamente dedicada à preparação do Consitório que terá início esta quinta-feira, com particular atenção à exposição do Coordenador do Conselho, Cardel Oscar Rodríguez Maradiaga. Na segunda parte, houve uma atualização sobre a organização e as atividades da secretaria da Economia. Na tarde desta quarta-feira foram retomadas as considerações da manhã, desta vez na presença do Santo Padre. A próxima sessão do Conselho dos Cardeais deverá realizar-se de 13 a 15.
Sobre o Consistório que terá início esta quinta-feira (12/02), Padre Lombardi observou que o programa da manhã será muito simples, com um momento de oração e uma breve saudação e introdução do Papa Francisco, seguida por breves palavras do  Cardeal Sodano, Decano do Colégio Cardinalício. Após, no encontro fechado, os pronunciamentos do Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga e do Secretário Marcello Semeraro. serão dedicados à considerações sobre a reforma da Cúria.
Na sexta-feira, deverão se pronunciar aos Cardeais reunidos no Consistório, o Cardeal O’Malley, que falará da reunião da Comissão para a Tutela dos Menores e o Cardeal George Pell, que tratará da Sacretaria para a Economia. (JE)
........................................................................................................................
                                                                                      Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário