sábado, 7 de fevereiro de 2015

Sábado no Vaticano

Francisco aponta leigos como "apóstolos do bairros"

Cidade do Vaticano (RV)O Papa Francisco recebeu em audiência os participantes da Plenária do Pontifício Conselho para os Leigos, que se conclui neste sábado (07/02), sobre o tema “Encontrar Deus no coração das cidades”.
Em seu discurso, o Pontífice fez uma análise do fenômeno urbano, que assumiu dimensões globais, já que que a metade da população do planeta vive nas cidades.
Leigos: protagonismo na Igreja e fermento na sociedade
Para Francisco, o contexto urbano tem um forte impacto na mentalidade, na cultura, nos estilos de vida, nas relações interpessoais e na religiosidade das pessoas. Sendo a Igreja não mais a única “promotora de sentido”, os cristãos são influenciados por valores que podem contrastar com o Evangelho.
De fato, constata o Papa, as cidades apresentam grandes oportunidades e grandes riscos: “Podem ser magníficos espaços de liberdade e realização humana, mas também terríveis espaços de desumanização e de infelicidade. Parece que toda cidade tenha a capacidade de gerar dentro de si uma “anti-cidade”, onde cidadãos convivem com os não-cidadãos: pessoas invisíveis, pobres de recursos e calor humano, a quem ninguém dirige um olhar, uma atenção e um interesse. Não são só 'anônimos', mas são 'anti-homens'. Isso é terrível”.
“Deus não abandona a cidade, mas habita nela”, recordou Francisco. Ele continua presente mesmo em meio ao seu ritmo frenético e dispersivo. Eis então que os fiéis leigos são chamados a sair sem temor para ir ao encontro dos homens urbanos. “Trata-se de encontrar a coragem de fazer o primeiro passo de aproximação ao outro, para ser apóstolos do bairro.”
Diante desta missão, o Papa adverte os participantes da Plenária para a importância da formação dos leigos: educá-los para que saibam ver a cidade com os olhos de Deus; encorajá-los a viver o Evangelho, sabendo que toda vida vivida de maneira cristã tem sempre um forte impacto social. Ao mesmo tempo, é necessário alimentar neles o desejo do testemunho, para que possam doar aos outros o dom da fé.
Em uma palavra: os leigos são chamados a viver um humilde protagonismo na Igreja e se tornar fermento de vida cristã para toda a cidade”, concluiu Francisco.
...............................................................................................................................................................
 Papa adverte para novas formas de “colonização” na África

O Papa Francisco recebeu em audiência neste sábado, 7 de fevereiro, os membros do Comitê Permanente do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM), que realizou a sua reunião estatutária no Vaticano esta semana.
No seu discurso o Papa começou por encorajar esta Instituição continental, pensada e promovida depois do Concílio Vaticano II para prestar serviço às Igrejas locais na África. Este serviço, disse o Papa, tem a finalidade de dar respostas comuns aos novos desafios do continente para que a Igreja possa falar com uma só voz e testemunhar a sua vocação de ser sinal e instrumento de salvação, de paz, diálogo e reconciliação.
Mundanismo e colonização
Este caminho – prosseguiu Francisco – exige que os pastores permaneçam livres de qualquer preocupação mundana e política, fortaleçam os vínculos de comunhão com o Papa, através da colaboração com as Nunciaturas Apostólicas e com uma comunicação "fluida" e direta com as outras instituições da Igreja, mantendo experiências eclesiais simples e acessíveis para todos, bem como estruturas pastorais sóbrias.
Família:
fonte privilegiada de fraternidade, fundamento e caminho para a paz
Em seguida, o Pontífice referiu-se às novas gerações, que precisam sobretudo do testemunho, sublinhando que na África o futuro está nas mãos dos jovens, e eles são hoje chamados a defender-se contra as novas formas de "colonização", tais como o sucesso, a riqueza, o poder todo o custo, mas também o fundamentalismo e o uso indevido da religião. A maneira mais eficaz para superar a tentação de ceder a estes estilos de vida perigosos é investir na educação, e preocupar-se principalmente por oferecer uma proposta educativa que ensine os jovens a pensar criticamente e lhes indique um percurso de maturação nos valores.
O Papa Francisco disse ainda que também na África verifica-se uma certa desagregação familiar, portanto, a Igreja é chamada a valorizar e incentivar todas as iniciativas em favor da família, como fonte privilegiada de qualquer fraternidade e fundamento e via para a paz.
Ebola
Segundo o Santo Padre, nos últimos tempos muitos sacerdotes, religiosos e leigos têm-se empenhado em obras louváveis para o apoio da família, com especial atenção para os idosos, os doentes, os deficientes, sobretudo nas zonas mais remotas onde as Igrejas têm proclamado o Evangelho da vida e socorrido os mais necessitados a exemplo do Bom Samaritano. E o Papa citou o maravilhoso testemunho de caridade diante do recente surto do vírus ebola, em que muitos missionários africanos deram generosamente a vida para ficar ao lado dos doentes.
O Simpósio, recordou ainda o Papa Francisco, é também um lugar para promover o Estado de direito e legalidade, para que se possam sanar as chagas da corrupção e do fatalismo, e para incentivar o empenho dos cristãos nas realidades seculares, tendo em vista o bem comum. E para tal, concluiu o Pontífice, é importante recordar que a evangelização requer a conversão, ou seja, a mudança interior. E terminou  invocando sobre eles a luz e a força do Espírito Santo para que sustentem os seus esforços pastorais e para que a Virgem Maria proteja e interceda por todo o Continente. (BS/BF)
...............................................................................................................................................................
Papa:
Mulheres não são hóspedes da Igreja, mas membros ativos

O papel da mulher na Igreja e na sociedade esteve no centro do discurso do Papa aos participantes da Plenária do Pontifício Conselho para a Cultura, que dedicou sua reunião anual ao tema das “culturas femininas”.
Mulheres: missão na família, na Igreja e na sociedade
Para Francisco, trata-se de um tema que lhe interessa particularmente, como reiterado inúmeras vezes, pois segundo ele é necessário estudar critérios e modalidades novas para que as mulheres não se sintam hóspedes, mas plenamente partícipes dos vários âmbitos da vida social e eclesial. “A Igreja é mulher. É a Igreja, não o Igreja”, ressaltou.
Superadas as fases da “subordinação social” e da “igualdade absoluta”, analisou o Pontífice, configurou-se agora um novo paradigma, o da “reciprocidade na equivalência e na diferença”. Isto é, a relação homem-mulher deveria reconhecer que ambos são necessários enquanto possuem uma idêntica natureza, mas com modalidades próprias.
Agressão
No âmbito desta reciprocidade, Francisco destacou como, infelizmente, o corpo feminino – símbolo de vida – “é agredido e deturpado inclusive pelos companheiros de vida”.
As tantas formas de escravidão, de mercantilização, de mutilação do corpo das mulheres nos comprometem, portanto, a trabalhar para derrotar esta forma de degradação que o reduz a um puro objeto de venda nos vários mercados. Desejo chamar à atenção, neste contexto, a dolorosa situação de tantas mulheres pobres, obrigadas a viver em condições de perigo, de exploração, relegadas às margens das sociedades e vítimas de uma cultura do descartável.
Mulher na Igreja
Quanto ao papel da mulher na Igreja, o Papa se diz convicto da urgência de oferecer espaços às mulheres, levando em consideração as específicas e diversificadas sensibilidades culturais e sociais. “É auspiciável, portanto, uma presença feminina mais ramificada e incisiva nas comunidades, de modo que possamos ver muitas mulheres envolvidas nas responsabilidades pastorais, no acompanhamento de pessoas, famílias e grupos, assim como na reflexão teológica.”
Por fim, Francisco encorajou ainda a presença eficaz das mulheres na esfera pública, no mundo do trabalho e nos locais onde são adotadas as decisões mais importantes. “Todas as instituições, inclusive a comunidade eclesial, são chamadas a garantir a liberdade de escolha para as mulheres, para que tenham a possibilidade de assumir responsabilidades sociais e eclesiais, num modo harmônico com a vida familiar.
........................................................................................................................
                                                                                      Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário