domingo, 22 de fevereiro de 2015


Papa convida a entrar sem medo no deserto,

local de combate espiritual


Cidade do Vaticano (RV) – Neste I Domingo da Quaresma o Papa Francisco assomou à janela do apartamento Pontíficio para rezar, com os milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro, a oração mariana do Angelus. A Liturgia do dia inspirou a reflexão do Pontífice sobre as lutas vividas durante o tempo Quaresmal, “tempo do combate espiritual contra o espírito do mal”. “No deserto – disse ele - podemos descer em profundidade aonde se joga verdadeiramente o nosso destino, a vida ou a morte”.
O Papa iniciou falando da “prova enfrentada voluntariamente por Jesus”, no deserto, “antes de iniciar sua missão messiânica”. “Naqueles quarenta dias de solidão, enfrentou satanás “corpo a corpo”, desmascarou as suas tentações e o venceu. E nele todos vencemos, mas nós devemos proteger esta vitória no nosso dia-a-dia”:
Olhemos sempre para Jesus
A Igreja nos faz recordar tal mistério no início da Quaresma, porque isto nos dá a perspectiva e o sentido deste tempo, que é o tempo do combate - na Quaresma se deve combater - um tempo de combate espiritual contra o espírito do mal. E enquanto atravessamos o deserto quaresmal, nós temos o olhar dirigido à Páscoa, que é a vitória definitiva de Jesus contra o Maligno, contra o pecado e contra a morte. Eis então o significado deste primeiro Domingo da Quaresma: colocar-nos decididamente no caminho de Jesus, o caminho que conduz à vida. Olhar Jesus, o que fez Jesus e seguir com Ele”.
O Papa explicou que este caminho de Jesus passa pelo deserto, local de luta e de silêncio, onde podemos ouvir a voz do Senhor:
Este caminho de Jesus passa pelo deserto e alí é o lugar onde se pode escutar a voz de Deus e a voz do tentador. No barulho, na confusão, isto não pode ser feito; ouve-se somente vozes superficiais. Pelo contrário, no deserto, podemos descer em profundidade onde se joga verdadeiramente o nossos destino, a vida ou a morte”.
“O deserto quaresmal – observou - nos ajuda a dizer não à mundanidade, aos ídolos, nos ajuda a fazer escolhas corajosas conforme o Evangelho e a reforçar a solidariedade com os irmãos. E a presença de Jesus e do Espírito Santo na nossa vida, nos encorajam a entrarmos neste deserto:
Então entremos no deserto sem medo, porque não estamos sozinhos: estamos com Jesus, com o Pai e com o Espírito Santo. Assim como foi para Jesus, é justamente o Espírito Santo que nos guia no caminho quaresmal, o mesmo Espírito descido sobre Jesus e que nos é dado no batismo. A Quaresma, por isto, é um tempo propício que deve nos levar a tomar sempre mais consciência do quanto o Espírito Santo, recebido no Batismo, operou e pode operar em nós. E ao final do itinerário quaresmal, na Vigília Pascal, poderemos renovar com maior consciência a aliança batismal e os compromissos que dela derivam”.
Na sua alocução, o Pontífice mais uma vez reiterou a importância de conhecermos as Escrituras, para sabermos “responder às insídias do maligno”, voltando então, a aconselhar a leitura diária de um pequeno trecho do Evangelho, “dez minutos”, e tê-lo sempre conosco, “no bolso, na bolsa, mas sempre à mão”.
Por fim, o Papa pedia a “Virgem Santa, modelo de docilidade ao Espírito, nos ajude a deixar-nos conduzir por Ele, que quer fazer de cada um de nós “uma nova criatura””. A seguir, Francisco saudou os fiéis presentes na Praça São Pedro. (JE)
............................................................................................................................................
De Francisco, um auxílio 
para "guardar o coração" nesta Quaresma

Cidade do Vaticano (RV) – Após rezar a oração mariana do Angelus neste I Domingo da Quaresma, o Papa Francisco doou aos presentes na Praça São Pedro um pequeno livro de bolso, intitulado “Guarde o coração”, com subsídios para bem viver a Quaresma. A distribuição foi feita por voluntários, entre os quais cerca de 100 sem-teto:
Sejamos misericordiosos
Este livrinho recolhe alguns ensinamentos de Jesus e os conteúdos essenciais de nossa fé, como por exemplo, os Sete Sacramentos, os dons do Espírito Santo, os dez mandamentos, as virtudes, as obras de misericórdia..... Agora os voluntários os distribuirão, entre os quais, numerosos sem-teto, que vieram em peregrinação. E como sempre também hoje aqui na Praça estão aqueles que passam necessidades, são eles mesmos a nos trazer esta grande riqueza, a riqueza de nossa doutrina, para guardar o coração. Cada um pegue um livrinho e leve consigo, como ajuda para a conversão e o crescimento espiritual, que parte sempre do coração: alí onde se joga a partida das escolhas cotidianas entre o bem e o mal, entre mundanidade e Evangelho, entre indiferença e partilha. A humanidade tem necessidade de justiça, de paz, de amor e poderá ter isto somente retornando com todo o coração a Deus, que é a fonte de tudo isto. Peguem o livro, leiam-o todos”.
“Nós devemos nos tornar cristãos corajosos”, e a coragem, é uma ação do coração. A etimologia, de fato, ensina que coragem vem do latim ‘cor’, coração. Assim, o programa traçado pelo Papa Francisco nas trinta páginas do pequeno livro, salienta que para se tornar corajosos, os cristãos devem partir do coração.
E na Quaresma, de fato, ressoa todo apelo à conversão da vida, a partir do coração, alí onde se joga a partida das escolhas concretas, cotidianas, entre o bem e o mal, entre mundanidade e Evangelho, entre indiferença e partilha, entre fechamento egoísta e generosa abertura a Deus e ao próximo.
Nesta perspectiva, a publicação apresenta alguns aspectos do ensinamento de Jesus aos discípulos, tirados dos capítulos 5 a 7 de Matheus, como as Bem-aventuranças, sede perfeitos, o perdão, acumular tesouros no céu, não julgar, a regra de ouro, fazer a vontade do Pai, entre outros.
São apresentadas também as fórmulas essenciais da fé professada, celebrada e praticada como o Credo, as virtudes teologais, os Sacramentos, os mandamentos, as obras de misericórdia corporal e espiritual, as quatro virtudes cardeais e os sete vícios capitais, tudo com breves explicações do Catecismo da Igreja Católica.
Entre os Sacramentos, a Confissão ocupa um lugar de destaque nas últimas páginas, servindo como um precioso auxílio. Através de trinta e quatro interrogações sobre o mal cometido e o bem omitido em relação a Deus, ao próximo e a si mesmo, é ilustrado o porquê confessar-se, como confessar-se e o que confessar, percurso concluído com a apresentação de um exame de consciência e o Ato de Contrição.
Guarde bem o teu coração! “Ter um coração misericordioso não significa ter um coração débil. Quem quer ser misericordioso precisa de um coração forte, firme, fechado ao tentador mas aberto a Deus; um coração que se deixe impregnar pelo Espírito e levar pelos caminhos do amor que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo, um coração pobre, isto é, que conhece as suas limitações e se gasta pelo outro”, diz o Papa Francisco em sua Mensagem para a Quaresma 2015. (JE/OR)
 ............................................................................................................................................
Papa pede orações pela semana de Exercícios Espirituais

Cidade do Vaticano (RV) – Ao concluir sua alocução, antes da oração do Angelus, o Papa Francisco confiou a Nossa Senhora a semana de Exercícios Espirituais que terão início na tarde deste domingo e pediu orações:
Rezem por nós
A ela confio, em particular, esta semana de Exercício Espirituais, que terá início na tarde de hoje e à qual participarei junto com meus colaboradores da Cúria Romana. Rezem para que neste "deserto" que são os Exercícios, possamos escutar a voz de Jesus e também corrigir tantos defeitos que todos nós temos e também fazer frente às tentações que a cada dia nos atacam. Vos peço, portanto, para nos acompanhar com a vossa oração”.
De fato, às 16 hs locais, o Santo Padre deixará a Casa Santa Marta, no Vaticano, e de ônibus, junto com seus colaboradores da Cúria Romana, seguirá para a cidadezinha de Ariccia, situada nas colinas circunstantes da Cidade Eterna.
Ali, na Casa “Divino Mestre”, dos Padres Paulinos, o Bispo de Roma participará, com a Cúria Romana, dos tradicionais Exercícios Espirituais de Quaresma. As pregações do retiro foram confiadas, este ano, ao Padre Bruno Secondin, carmelita, que, em suas meditações, fará uma leitura pastoral do profeta Elias. Sua primeira meditação será dedicada ao tema: “Sair da própria Aldeia”.
Durante esta semana de Exercícios Espirituais serão suspensas todas as audiências privadas e especiais, inclusive a audiência geral de quarta-feira; não haverá também as celebrações das Missas, na parte da manhã, das quais, geralmente, alguns fiéis participam na Casa Santa Marta. (MT/JE)
.......................................................................................................................
                                                                  Fonte: radiovaticana.va      news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário