sábado, 10 de janeiro de 2015

Em nome do Amor e da Paz:

Papa retorna à Ásia em visita ao Sri Lanka e Filipinas

A próxima viagem apostólica internacional do Papa Francisco será a sétima de seu Pontificado e a terceira à Ásia após a visita à Terra Santa e à Coreia do Sul. O Santo Padre estará em Sri Lanka e depois, Filipinas de 12 a 19 deste mês de janeiro. 
De acordo com o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a visita é mais um exemplo da atenção do Pontífice à Ásia. A viagem do Papa Francisco à República de Sri Lanka e às Filipinas será feita nas pegadas dos predecessores Paulo VI e João Paulo II, que também visitaram os dois países: o Papa Paulo VI ambos os países em 1970, e o Papa João Paulo II em 1981 visitou as Filipinas e em 1995 Sri Lanka e novamente as Filipinas.
Sobre a ocasião da nova presença de um Papa naquelas terras, padre Lombardi explicou:
“No que se refere às Filipinas, sabemos que foi também a insistência dos bispos filipinos receber o Papa, inclusive como conforto após o desastre imenso do tufão de um ano atrás, que causou danos imensos. Fala-se de sete, oito mil mortos, 15 milhões de pessoas atingidas nas destruições provocadas pelo tufão, cinquenta mil casas destruídas. É considerado um dos piores tufões da história, ao menos que se recorde. E tudo isso levou naturalmente a pedir a presença do Papa como conforto, como compaixão por um povo muito sofrido. Também para Sri Lanka havia o desejo de receber o Papa, o desejo da Canonização do padre Vaz, de receber sua contribuição para a pacificação do país. Em suma, toda uma série de motivos que deu ao Papa – com toda essa sua atenção pela Ásia – razões suficientes para a viagem", pontuou o porta-voz.
Sri Lanka
O Papa, que fará os discursos em inglês, passará os dias 13 e 14 de janeiro em Sri Lanka, pouco após as eleições presidenciais, realizadas na última quinta-feira, dia 8. 
Entre os momentos mais importantes da visita, na terça-feira, 13, será realizado um encontro inter-religioso em Colombo, capital de Sri Lanka. A maioria da população do país, 70%, é budista, outros 12 a 13% é hinduísta, 10% islâmica e 7% cristã, sendo a maior parte desse percentual católica.
Na quarta-feira, 14, será realizada a canonização do Padre José Vaz, religioso oratoriano que viveu entre os séculos XVII e XVIII, que realizou uma importante obra de evangelização em Sri Lanka, beatificado exatamente vinte anos atrás por João Paulo II. Em seguida, o Papa rezará uma oração mariana no Santuário de Nossa Senhora do Rosário em Madhu, o mais frequentado do país. Sobre esse momento, padre Lombardi explicou: 
“Nesta ocasião o Papa se faz presente por outro grande aspecto da situação de hoje de Sri Lanka, o da reconciliação, após o longuíssimo e terrível período do conflito interno, entre os cingaleses e os tâmeis. É um período de conflito que durou trinta anos – portanto, longuíssimo, sangrento – e que terminou em 2009", disse.
Filipinas
Na quinta-feira, 15, após a visita à capela de “Our Lady of Lanka”, em Bolawalana, o Santo Padre partirá para as Filipinas, que se preparam para os 500 anos de evangelização, em 2021.
Neste país, na sexta-feira, 16, estão previstos encontros na capital Manila, com as famílias, realidade central nas Filipinas, o maior país asiático de maioria católica. Padre Lombardi considerou que a cultura familiar tem "importância fundamental" para o povo filipino. Em seguida o Santo Padre visitará as zonas atingidas pelo tufão Haiyan, lá chamado ‘Yolanda’.
No sábado, 17, em Tacloban, o Pontífice celebrará uma santa missa; em Palo almoçará com alguns sobreviventes e abençoará o “Centro Papa Francisco” para os pobres, construído com contribuições do Pontifício Conselho Cor Unum. 
No domingo, 18, na capital filipina acontece o encontro com os líderes religiosos locais, com os jovens e a missa no dia do “Santo Niño”. Na segunda-feira, dia 19, na parte da tarde, Papa Francisco retorna ao Vaticano, após ter sobrevoado vários países, entre os quais a China. 
.......................................................................................................................
                                                                                               Fonte: a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário