quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Papa nomeia

bispo auxiliar para Porto Alegre e arcebispo para Curitiba

Cidade do Vaticano (RV) – A Arquidiocese de Porto Alegre tem novo Auxiliar: o Papa Francisco nomeou Bispo o Rev. Leomar Antônio Brustolin, do clero da Diocese de Caxias do Sul (RS), até então Pároco da Catedral, conferindo-lhe a sede titular de Tigava.
Pe. Leomar Brustolin
Dom Leomar Antônio Brustolin nasceu em 15 de agosto de 1967 em Caxias do Sul. Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (1984-1986) e Teologia na Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (1987-1990). Obteve a Licenciatura em Teologia Sistemática na Faculdade dos Jesuítas (FAJE) em Belo Horizonte (1991-1993) e o Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma (1997-2000).
Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1992. Desempenhou os seguintes cargos: Vigário Paroquial da Catedral de Caxias do Sul, Professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre, Coordenador do Curso de Licenciatura em Teologia na mesma Universidade, Diretor do Curso de Teologia para Leigos e Diretor do Centro de Teologia de Caxias do Sul e, desde 2001, Pároco da Catedral "Santa Teresa d'Avila" em Caxias do Sul.
...............................................................................................................................................................
O Papa Francisco nomeou Arcebispo de Curitiba (PR) Dom José Antônio Peruzzo, até então Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão (PR).
Dom José Peruzzo
Dom José Antônio Peruzzo nasceu em 19 de abril de 1960, em Cascavel (PR). Estudou no Colégio Marista e no Seminário Menor São José de Curitiba. Ainda na capital paranaense, formou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979-1981) e Teologia no Studium Theologicum (1982-1985). Obteve a Licenciatura em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico em Roma (1988-1992) e o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma (2002-2004).
Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1985, para a Arquidiocese de Cascavel. Como sacerdote, desempenhou os seguintes cargos: Coordenador Diocesano de Catequese; Professor do Centro Diocesano de Teologia; Diretor da Escola Catequética; Reitor do Seminário de Teologia Nossa Senhora de Guadalupe de Cascavel e Pároco da Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Cascavel.
Em 24 de agosto de 2005 foi nomeado Bispo de Palmas e Francisco Beltrão. Recebeu a ordenação episcopal em 23 de novembro do mesmo ano. (BF)
......................................................................................................................
                                                                                  Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário