quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Católicos e luteranos,

um diálogo que dá frutos


Cidade do Vaticano (RV) – Na manhã de quinta-feira, 22/01, o Pontífice recebeu no Vaticano uma delegação ecumênica da Finlândia, que tradicionalmente vem a Roma em peregrinação para celebrar Santo Henrique, Padroeiro do país. Liderado pelo Bispo Vikström, o grupo de 12 pessoas ouviu as palavras de Francisco, que louvou este “encontro espiritual e ecumênico entre católicos e luteranos”.
O caminho com Papa Woityla
Que o Senhor nos guie rumo a uma maior caridade e unidade
Trinta anos atrás, a primeira delegação ecumênica finlandesa a visitar o Vaticano foi recebida pelo Papa João Paulo VI, que enalteceu seu esforço pela unidade. “Naquele momento, já haviam sido feitos passos importantes no caminho rumo à plena e visível unidade dos cristãos. E desde então, muito foi feito e – tenho certeza - muito ainda será feito na Finlândia neste sentido”, disse Francisco.
A visita da delegação ecumênica se dá justamente enquanto se celebra, no Hemisfério Norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Este ano, a iniciativa tem como tema: “Dá-me de beber”, palavras de Jesus dirigidas à Samaritana no poço de Jacó.
Testemunho comum
Como narrado no Evangelho, “o Senhor é a fonte de toda graça; seus dons transformam quem os recebe, tornando-os testemunhas da verdadeira vida, que provém somente de Cristo. “Como o senhor observou, Bispo Vikstrom, católicos e luteranos podem ainda fazer muito juntos para dar testemunho da misericórdia divina em nossas sociedades. O testemunho comum é muito necessário quando há desconfiança, insegurança, perseguições e sofrimento em meio a tantas pessoas no mundo de hoje”, refletiu o Papa.
Segundo o Pontífice, “este testemunho comum pode ser sustentado e encorajado pelo progresso no diálogo teológico entre as Igrejas”. Citando alguns progressos obtidos neste caminho, completou reafirmando seu desejo de que esta visita a Roma contribua para reforçar as relações ecumênicas entre luteranos e católicos na Finlândia, muito positivas há anos. “Que o Senhor nos envie o Espírito de verdade e nos guie rumo a uma maior caridade e unidade”, terminou. (CM)
............................................................................................................................................................... Papa aos policiais: 
O amor de Deus vence ameaças à humanidade

O Papa Francisco recebeu em audiência esta manhã (22/01), na Sala Clementina, dirigentes, agentes e funcionários da Inspetoria de Segurança Pública junto ao Vaticano para o tradicional encontro no início do ano, que em 2015 marca também os seus 70 anos de atividade.
O novo ano teve início há pouco, disse o Papa, e muitas são as expectativas e esperanças. Todavia, constatou, “no horizonte vemos sombras e perigos que preocupam a humanidade. Como cristãos, somos chamados a não desanimar e desencorajar, pois nossa esperança está fundamentada no amor de Deus”.
À luz desta esperança, prosseguiu Francisco, o trabalho da Inspetoria assume um significado especial, pois tem a tarefa de proteger e vigiar locais de grande importância para a fé e a vida de milhões de peregrinos. O Papa fez votos de que cada turista possa sentir-se socorrido e protegido pelo trabalho dos agentes. “Prestaremos conta ao Senhor da responsabilidade a nós confiada, do bem ou do mal que fizemos ao nosso próximo”, recordou o Pontífice, que concluiu:
Confiemos a Maria toda preocupação e esperança, para que em todas as circunstâncias da vida possamos amar, vibrar e viver na fé do Filho de Deus que se fez homem por nós.” (BF)
............................................................................................................................
                                                                                          Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário