quarta-feira, 21 de janeiro de 2015



Papa recorda 
multidões oceânicas no Sri Lanka e nas Filipinas

Cidade do Vaticano (RV) – A viagem ao Sri Lanka e às Filipinas foi o tema da Audiência Geral do Papa Francisco nesta quarta-feira (21/01), realizada na Sala Paulo VI. O Pontífice percorreu o corredor central do auditório, recebendo o entusiasmado carinho dos fiéis. Ao se dirigir aos peregrinos, o Papa afirmou que voltou à Ásia “com prazer”, depois de sua visita à Coreia em agosto passado. “Guardarei sempre no coração a lembrança do acolhimento jubiloso por parte das multidões, em alguns casos até mesmo oceânicas”, disse Francisco.
Sri Lanka
No Sri Lanka, “país de maravilhosa beleza natural”, o momento culminante foi a canonização do missionário São José Vaz. Numa época de perseguição religiosa, ele ministrava com frequência os sacramentos em segredo aos fiéis católicos, e ajudava sem distinção todos os necessitados. Durante a missa de canonização, disse o Papa, “indiquei São José Vaz como modelo para todos os cristãos, chamados hoje em sai a propor a verdade salvífica do Evangelho num contexto multirreligioso, com respeito aos outros, com perseverança e humildade”.
Que o Senhor abençoe o Sri Lanka e as Filipinas!
Francisco salientou ainda o processo de reconciliação do povo cingalês, que está tentando reconstruir a unidade depois de um longo e dramático conflito civil. No encontro com as autoridades governamentais, ele destacou a importância do diálogo e do respeito pela dignidade humana na busca paciente da reconciliação. Já o encontro com os vários líderes religiosos confirmou as boas relações que existem entre as diferentes tradições religiosas, o Papa então pediu a cooperação de todos para curar, “com o bálsamo do perdão”, as feridas da guerra.
O tema da reconciliação caracterizou também a visita do Papa ao Santuário de Nossa Senhora de Madhu – ocasião em que pediu a Maria que obtenha o dom da paz e da unidade a todo o povo cingalês.
Do Sri Lanka Francisco foi às Filipinas, cuja finalidade particular da visita era levar conforto e encorajamento às populações que foram atingidas pelo tufão Yolanda.
Filipinas
Na região mais devastada, Tacloban, as adversas condições climáticas, infelizmente, causaram outra vítima inocente: a jovem voluntária Kristel, morta por uma estrutura derrubada pelo vento. O Papa enalteceu a fé e a capacidade de recuperação da população local, assim como a generosidade das ajudas. “A potência do amor de Deus se manifestou no espírito de solidariedade demonstrada em inúmeros gestos sacrificados e iniciativas de caridade que marcaram aqueles dias trágicos.
Famílias numerosas
Os encontros com as famílias e os jovens foram outros momentos salientes da viagem às Filipinas. “Ouvir dizer que as famílias com muitos filhos e o nascimento de tantas crianças são uma das causas da pobreza. Parece-me uma opinião simplória. Posso dizer que a causa principal da pobreza è um sistema econômico que tirou a pessoa do centro e colocou no seu lugar o deus-dinheiro; um sistema econômico que exclui e cria a cultura do descarte que vivemos. Esta é a causa da pobreza, e não as famílias numerosas.
À juventude, Francisco ofereceu uma palavra de encorajamento em seus esforços para a renovação da sociedade, de modo particular através da proteção do meio ambiente e de uma atenção especial aos pobres. “O cuidado em relação aos pobres é um elemento essencial do nosso testemunho cristão; comporta a rejeição de toda forma de corrupção e pede a construção de uma cultura da integridade”, afirmou.
O Papa então concluiu: “Quero agradecer ao Senhor pela minha visita ao Sri Lanka e às Filipinas, e peço a Ele que abençoe esses dois países”. (BF)
..............................................................................................................................................................
Francisco deplora brutalidades no Níger
No final da Audiência desta quarta-feira (21/01), o Papa denunciou as “brutalidades” cometidas no Níger, com um apelo:
Rezemos pela reconciliação e pela paz
Gostaria de convidá-los a rezar juntos pelas vítimas das manifestações desses últimos dias no amado Níger. Foram cometidas brutalidades contra cristãos, crianças e igrejas. Invoquemos do Senhor o dom da reconciliação e a paz, para que jamais o sentimento religioso se torne ocasião de violência, de abuso e de destruição. Faço votos que se possa restabelecer o quanto antes um clima de respeito recíproco e de pacífica convivência pelo bem de todos.
No sábado, na capital Niamey, milhares de pessoas participaram das manifestações contra as charges publicadas pela revista satírica francesa 'Charlie Hebdo'.
No total, 45 igrejas, cinco hotéis, 36 bares, um orfanato e uma escola cristã foram saqueados antes de serem incendiados, disse o porta-voz da polícia, Adily Toro. Igrejas evangélicas brasileiras estão entre as 45 instituições incendiadas.
Nas manifestações morreram cinco pessoas e 128 ficaram feridas. (BF)
.............................................................................................................................................................
"Que todos os cristãos sejam uma só família"
Uma oportunidade para refletir sobre nossa pertença a Cristo e à Igreja”: assim o Papa definiu a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que os fiéis do Hemisfério Norte estão celebrando até o dia 25.  No Brasil, a Semana é celebrada nos dias entre as solenidades da Ascensão do Senhor e Pentecostes.
Rezemos para todos os cristãos sejam uma só família
Concluindo a Audiência Geral desta quarta-feira (21/01), o Papa saudou os presentes com essas palavras: “A Semana de oração pela Unidade dos Cristãos, que estamos celebrando, nos oferece a oportunidade para refletir sobre nossa pertença a Cristo e à Igreja. Queridos jovens, rezem para que todos os cristãos sejam uma só família; queridos doentes, ofereçam seus sofrimentos pela causa da unidade da Igreja de Cristo; e vocês, queridos recém-casados, experimentem o amor gratuito como o é o amor de Deus pela humanidade”.
Rádio Vaticano
Na conclusão desta Semana de Oração, no próximo domingo (25/01), às 17h30 locais, o Papa Francisco presidirá à celebração das Segundas Vésperas da Solenidade da Conversão de São Paulo na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
A Rádio Vaticanos transmitirá esta cerimônia ao vivo, com comentários em português, a partir das 14h20 – horário de Brasília.
............................................................................................................................
                                                                         Fonte: radiovaticana.va     news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário