sábado, 25 de maio de 2013

Leituras do Domingo

Solenidade da Santíssima Trindade


1ª Leitura: Pr 8,22-31                     Salmo: 8                2ª Leitura: Rm 5,1-5

Evangelho: Jo 16,12-15

“Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar.”

Reflexão
Representação da Santíssima Trindade
Jesus vai partir. Os discípulos estão tristes por isso, e também porque se sentem diante de um destino de perseguições semelhante ao dele... Jesus fala com os discípulos sobre o significado da sua partida, mas eles, no momento, não podem compreender tudo. Por isso, Jesus promete o Espírito que vai trazer a luz para compreender o caminho indicado por ele e a força para corresponder aos seus ensinamentos e proposta de vida e missão. 
O Espírito vai acendendo a sua luz, à medida que a comunidade vai fazendo a sua experiência e, à medida das suas necessidades. Há coisas que só compreendemos a partir de uma experiência concreta, de um acontecimento, de um sofrimento... quando sentimos o limite das nossas possibilidades humanas e nos confiamos na presença e ação do Espírito de Deus em nós. 
Neste domingo, dia em que contemplamos o mistério da comunhão de Deus-Trindade, a palavra de ordem que escutamos e acolhemos é caminhar e confiar na promessa de Jesus. O Espírito é a permanente memória de Jesus, que desperta no coração, nas diferentes circunstâncias da vida, a lembrança do ensinamento de Jesus . É ele que não nos deixa desanimar na hora da prova e da perseguição e nos recorda o segredo para vencer.
        Fonte da reflexão: www.revistadeliturgia.com.br       Ilustração: www.liturgiafeevida.blogspot.com.br
...............................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário