sábado, 6 de abril de 2013

Leituras do 2º Domingo da Páscoa


7 de abril de 2013


1ª Leitura: At 5,12-16                         Salmo117                      2ª Leitura: Ap 1,9-11a.12-13.17-19

EvangelhoJo 20,19-31

"Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse:  “A paz esteja convosco.  Como  o  Pai me enviou, também eu
Tomé toca as chagas de
Jesus

vos envio”. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome."

Reflexão

 João pretende, no trecho do Evangelho de hoje, nos alentar em nossas dúvidas na crença da ressurreição de Jesus. Também os discípulos do Senhor, tiveram grandes dificuldades em crer, apesar dele sempre alertá-los em relação à paixão, morte e ressurreição. 
Como vimos nos relatos anteriores, apesar de Jesus preveni-los em relação à sua ressurreição, eles tiveram dificuldades em crer, mesmo com os relatos de Madalena, dos dois de Emaús, foi muito difícil para eles. 
Assim também foi na primeira Comunidade e é para muitos de nosso meio. Por isso João escreve no final do Evangelho: “Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.”
João nos relata o cair da tarde no domingo da ressurreição, os discípulos estão amedrontados e se encontram reunidos a portas fechadas. Nada adiantou os testemunhos daqueles que tiveram a experiência do Cristo Ressurreto, mas o receio, o medo da morte falava mais alto. Nesse ambiente o Senhor lhes aparece e lhes dá a paz. Eles ficaram alegres, felizes! 
Agora, lhes dá uma missão até então não conferida: com a efusão do Espírito Santo lhes dá o poder de perdoar os pecados! O Senhor sopra sobre eles, é a nova criação! Isso significa que o futuro já começou. É a recriação do Povo de Deus e a Comunidade recebe o poder de restaurar a união das pessoas com Deus e entre elas, através do perdão.
Muitos desejam ver para crer. Contudo, Jesus ressuscitado não pode ser visto com nossos olhos, tocado com nossas mãos, mas apenas é visto e tocado com nossa fé! Se eu vejo, se toco, não preciso ter fé, pois vi e toquei! É aceitar o evidente! Mas o que não vi e nem toquei e, mesmo assim, acredito que exista, isso é fé. À exclamação de Tomé “Meu Senhor e meu Deus!”, Jesus reage: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” Isso supõe uma fé genuína, pura. Acreditar somente na palavra de Jesus, por crer em Jesus!
Em seguida o Senhor os envia a anunciar a Boa Nova, do mesmo modo como o Pai o enviara.
Hoje o Senhor também solicita nossa resposta de amor ao seu Amor. Ele nos ama e está sempre ao nosso lado e nos envia como testemunhas de sua ressurreição, como anunciadores do mundo novo. (CAS)

                     Fonte da Reflexão: http://pt.radiovaticana.va         Iustração: http://www.news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário