quarta-feira, 10 de abril de 2013

51ª Assembleia Geral dos Bispos


Destaques da primeira coletiva de imprensa

A primeira coletiva de imprensa da 51ª Assembleia Geral da CNBB realizada nesta quarta-feira (10) primeiro dia do evento, recebeu diversos veículos de comunicação.
Dom Severino, Dom Joaquim Mol, Dom Odilo e Dom Dimas Lara
Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, assumiu a função de porta-voz e abriu a coletiva falando sobre o tema central do encontro anual dos bispos: a proposta de uma nova paróquia constituída a partir da definição ‘comunidade de comunidades’. Este evento serve para que “nós bispos possamos ter consciência cada vez mais profunda desse processo de evangelização que acontece em nossas paróquias”, destacou Dom Dimas.
Participaram na mesa da primeira coletiva, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC).
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer foi o primeiro a se pronunciar na coletiva. Ele foi breve em sua colocação. Destacou o tema central do encontro dos bispos e afirmou que a assembleia se realiza nesse ano em um “clima de novidade” com a recente eleição do Papa Francisco.
A paróquia “é uma estrutura básica da vida da Igreja (…) que precisa se renovar quanto à sua funcionalidade”, enfatizou o Cardeal.
Dom Joaquim Mol foi o segundo a se pronunciar. Ao falar sobre o tema da assembleia, afirmou a necessidade de se discutir uma “estrutura tão antiga” como a paróquia, devido a sua grande importância. Quase 400 bispos se encontram para falar de paróquia uma instituição tão antiga. Antiga porque justamente é importante, e por isso, está na pauta dos bispos”. Para o bispo, a Igreja deve mirar a sua missão, para buscar o essencial, que é a aproximação com as pessoas.
Dom Severino Clasen
O bispo de Caçador, Dom Severino, último a se pronunciar, afirmou que a missão da Igreja se realiza na dimensão espiritual e corporal, por isso, na pauta dos bispos está também a busca de instrumentos capazes de ajudar na tarefa da superação de “carências que marginalizam a vida de tantas pessoas”.
Sobre a realidade das paróquias, dom Severino lembrou que “a comunidade é o local onde as pessoas se integram, onde elas vivem a partilha” e com isso, são locais por excelência, do testemunho cristão da caridade. Para o bispo, criatividade e produtividade devem ser posicionamentos a serem levados em consideração diante de realidades tão desafiadoras como as atuais.
Qual a urgência e a prioridade da evangelização nos dias atuais, foi a pergunta feita por uma jornalista.
Dom Joaquim Mol
Dom Odilo respondeu que a “a urgência das urgências é evangelizar”. Para isso, o Cardeal destacou que é necessária uma adequação dos meios disponíveis nessa tarefa. Temos que nos adequar para bem evangelizar e utilizar todos os meios (…). Renovar a vida da paróquia tem este objetivo para atender a urgência das urgências que é evangelizar”.
Dom Joaquim Mol, ainda reafirmou o desejo de uma Igreja pobre para os pobres, de forma que contribua na superação de “um certo comodismo” para fazer-se missionária e voltada para os pobres.
Sobre o mesmo assunto, Dom Odilo também confirmou essa necessidade da passagem de uma “pastoral de manutenção” para uma presença efetivamente missionária.
                                                      Fonte: www.a12.com (Texto com pequenas alterações formais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário