domingo, 7 de abril de 2013

Papa Francisco, ao meio-dia, na Praça de São Pedro:

Confiar na misericórdia divina e anunciar sem medo o Evangelho nos diversos ambientes

“Como é belo o olhar de Jesus posto sobre nós! Quanta ternura! Não percamos jamais a confiança na paciente misericórdia de Deus!” – esta a mensagem de hoje do Papa Francisco divulgada via tweet aos mais de cinco milhões de seguidores das diversas línguas, incluindo o português.
Estampa de Jesus Misericordioso
Ao meio-dia, dirigindo-se, da janela do seu escritório sobre a Praça de São Pedro, aos muitos fiéis e turistas que ali se tinham congregado para este costumado encontro dominical, o Papa recordou que se celebrava hoje o domingo da Divina Misericórdia, por decisão do beato João Paulo II, que faleceu precisamente na vigília desta ocorrência. Evocando o Evangelho do dia, com a manifestação de Jesus ressuscitado, no primeiro dia da semana, e a incredulidade de Pedro, Papa Francisco comentou a saudação que Jesus dirige aos apóstolos e a nós também: “Paz a vós!”
“Não é uma saudação, e nem sequer um simples voto de boas festas: é um dom, mais ainda, o dom precioso que Cristo oferece aos seus discípulos depois de ter passado pela morte… Dá a paz como tinha prometido: Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz…”
Recordando a ausência de Tomé, quando da primeira manifestação aos apóstolos, e a incapacidade que ele manifestou em crer sem ter visto, o Santo Padre sublinhou as palavras de Jesus “Bem-aventurados os que acreditam sem terem visto”.
“Bem-aventurados aqueles que não viram e acreditaram: esta é a bem-aventurança da fé. Em todos os tempos e lugares, são bem-aventurados os que, através da Palavra de Deus, proclamada na Igreja e testemunhada pelos cristãos, creem que Jesus Cristo é o amor de Deus encarnada, a Misericórdia incarnada.”
Com a sua paz, Jesus dá-nos o seu Espírito Santo e o perdão dos pecados, o perdão que só Deus pode dar. “A Igreja é mandada por Cristo ressuscitado a transmitir aos homens a remissão dos pecados, fazendo assim crescer o Reino do amor, semear a paz nos corações, para que se afirme também nas relações, nas sociedades, nas instituições”. 
O Espírito do Ressuscitado liberta do medo o coração dos apóstolos, levando-os a sair do cenáculo para levarem o Evangelho aos outros, o Papa Francisco encorajou os cristãos presentes a não terem medo de o serem… “Não devemos ter medo de ser cristãos e de viver como cristãos. Devemos ter a coragem de ir e anunciar Cristo Ressuscitado, porque é Ele a nossa paz…”
Quase a concluir as suas palavras, antes da oração mariana do tempo pascal – “Regina coeli”, o Santo Padre recordou que esta tarde celebrará Missa na basílica de São João de Latrão, a catedral do Bispo de Roma: “Rezemos conjuntamente à Virgem Maria para que nos ajude a todos – Bispo e Povo – a caminhar na fé e na caridade, confiando sempre na misericórdia do Senhor, que espera por nós, nos ama, nos perdoou com o seu sangue e nos perdoa de cada vez que nos vamos a Ele para lhe pedir o perdão. Tenhamos confiança na sua misericórdia”. 
Já depois da recitação do “Regina Coeli”, Papa Francisco dirigiu saudações a diversos grupos presentes, nomeadamente membros de Movimentos e Associações, com destaque para as comunidades neo-catecumenais de Roma, que hoje iniciam uma missão especial nas praças de Roma. Daqui um encorajamento que estendeu a todos: “Convido todos a levarem a Boa Notícia a todos os ambientes de vida, com doçura e respeito. Ide pelas praças e anunciai Jesus Cristo, o nosso Salvador!”
                                                                                         Fonte: www.radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário