segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Muitos participantes no Encontro sobre a Família em Pouso Alegre


Neste domingo, das 8h 30 às 16h 30, mais de cem pessoas que trabalham diretamente com as famílias em paróquias da Arquidiocese, sendo grande parte agentes da Pastoral Familiar, reuniram-se no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre para debater temas relacionados à Família.

No período da manhã, o agente pastoral Márcio, de Itajubá, apresentou inicialmente uma interessante exposição sobre a realidade social e familiar nos dias atuais. Em seguida refletiu com os participantes os temas sugeridos pela Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar (CAPF) para o encontro: 1º - Casais em 2ª União no trabalho, na família e na Igreja; 2º - Educação dos filhos e prevenção à dependência química; 3º - Idosos no trabalho, na família e na Igreja.

Seguiu-se a troca de idéias a respeito dos temas em três grandes grupos, que, após o almoço, apresentaram propostas concretas em vista da elaboração de planos de ação paroquiais para atender às necessidades relacionadas aos problemas constatados. Takumi Noda, Coordenador da CAPF, dirigiu a partilha das conclusões dos grupos no plenário e apresentou pistas para o trabalho concreto nas comunidades.

O último e importante evento do encontro foi a Celebração Eucarística na Capela do Seminário, presidida pelo Padre Benedito Ferreira da Costa, vigário da Paróquia Bom Jesus de Bueno Brandão e Assistente Espiritual da Pastoral Familiar no Setor Mogi. Na homilia, o celebrante, a partir do Palavra de Deus, fez um paralelo entre o questionamento de Jesus aos discípulos e o que hoje Ele faz aos agentes que trabalham com as famílias. No final da missa incentivou a todos para que sejam alegres nesta missão tão necessária nas comunidades.

Nossa paróquia esteve representada no encontro pelos agentes pastorais Josimar (Crisma), Nelly (Batismo), Luiz e Maria Stela (Pastoral Familiar).

Fotos do Evento























Nenhum comentário:

Postar um comentário