terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vem aí o Ano da Fé


O período de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013 foi proclamado pelo papa Bento  XVI como o Ano da Fé por meio da carta Porta Fidei. Duas comemorações marcam a data do início do Ano da Fé: 50 anos de abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Também nessa ocasião estará sendo realizada a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema é: "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".

O objetivo do Ano da Fé é intensificar a reflexão sobre a fé, sua celebração e testemunho, aumentando a alegria de crer e o compromisso de evangelizar (cf. PF, 9). “É precisamente nesta linha que o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da Fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica” (PF, 11).

Uma interessante forma de viver o Ano da Fé é procurar conhecer e estudar, além dos importantes documentos do Concílio Vaticano II:  4 constituições, 3 declarações e 9 decretos, o Catecismo da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário