domingo, 9 de setembro de 2012

Hoje é domingo

Dia do Senhor

Neste dia, o primeiro da semana, celebramos a Ressurreição Gloriosa de Jesus, sinal da Páscoa definitiva e, por isso, é sempre dia pascal, de festa. Dia do encontro da comunidade na casa de Deus para a Celebração Eucarística. 

Que nossas famílias façam do Domingo um Dia Santo, reunindo-se ao redor do altar para agradecer, louvar, pedir perdão e suplicar as bênçãos divinas. Que se resgate o verdadeiro sentido do Dia do Senhor! Confiram o que afirmou o Papa Bento XVI em Aparecida:


A Missa Dominical, centro da vida cristã

“Daí a necessidade de dar prioridade, nos programas pastorais, à valorização da Missa dominical. Temos de motivar os cristãos para que participem dela ativamente e, se é possível, melhor ainda com a família. A assistência dos pais com seus filhos à celebração eucarística dominical é uma pedagogia eficaz para comunicar a fé e um estreito vínculo que mantém a unidade entre eles. O domingo significou, ao longo da vida da Igreja, o momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor ressuscitado.

É necessário que os cristãos experimentem que não seguem um personagem da história passada, senão o Cristo vivo, presente no hoje e no agora de suas vidas. Ele é o Vivente que caminha ao nosso lado, descobrindo-nos o sentido dos acontecimentos, da dor e da morte, da alegria e da festa, entrando em nossas casas e permanecendo nelas, alimentando-nos com o Pão que dá a vida. A Eucaristia dever ser o centro da vida cristã.
O encontro com Cristo na Eucaristia suscita o compromisso da evangelização e o impulso à solidariedade; desperta no cristão forte desejo de anunciar o Evangelho e testemunhá-lo na sociedade para que ela seja mais justa e humana. Da Eucaristia brotou ao longo dos séculos um imenso caudal de caridade, de participação nas dificuldades dos outros, de amor e de justiça. Só da Eucaristia brotará a civilização do amor, que transformará a América Latina e o Caribe para que, além de ser o continente da Esperança, seja também o continente do Amor”.
                                                                                       (Discurso do Papa Bento XVI na inauguração da  V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.) 

Para você, neste 2º domingo do Mês da Biblia, uma bela música do Padre Zezinho, com imagens da Jornada Mundial da Juventude realizada em Madri em 2011 - Criação do vídeo: Marcos Cuiabá.


                                                                 Enviado por Marcoscuiaba em 28/08/2011 - www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário