quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Papa nomeia bispos para São José do Rio Preto e Tubarão


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre, o papa Bento XVI, nomeou para a diocese vacante de São José do Rio Preto (SP), dom Tomé Ferreira da Silva, então bispo auxiliar de São Paulo (SP). Dom Tomé sucederá a dom Paulo Mendes Peixoto, transferido, no início deste ano, para a arquidiocese de Uberaba (MG). 
Dom Tomé nasceu em 1961, na cidade mineira de Cristina, Diocese da Campanha. Foi professor da Faculdade Católica de Pouso Alegre. Eleito bispo no dia 9 de maio de 2005, recebeu a ordenação episcopal no dia 13 do mesmo mês na cidade em sua cidade natal. Tomou posse do ofício de Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo no dia 28 de maio de 2005. Atualmente é Vigário Episcopal na Região Episcopal Ipiranga, Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo, Bispo Assessor da Pastoral Vocacional, dos Seminários e da Dimensão Missionária.
Já para a diocese vacante de Tubarão (SC), o papa nomeou o padre João Francisco Salm, atualmente ecônomo da arquidiocese de Florianópolis (SC). 
Monsenhor João Francisco nasceu em 1952, em Barro Branco, São Pedro de Alcântara (SC). Estudou Filosofia e Estudos Sociais na Fundação Educacional de Brusque (FEBE), e Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC). 
Foi ordenado presbítero no dia 30 de junho de 1979. Em janeiro de 1980, iniciou seus trabalhos no Seminário Menor Metropolitano de Azambuja, tornando-se reitor do Seminário e do Santuário de Nossa Senhora de Azambuja, em 1984. 
Em 1992, assumiu a reitoria do Seminário Teológico e a coordenação da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis. Foi pároco na Paróquia Santa Teresinha, em Brusque e exerceu a função de Administrador Arquidiocesano de Florianópolis, quando vacante. 
Monsenhor João integrou ainda o Conselho de Presbíteros e foi coordenador de pastoral da Arquidiocese. Desde novembro de 2011 exercia a função de ecônomo da Mitra e coordenador da Cúria.
                                                                                              
                                                                                     Com informações e fotos do Site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário