sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Leituras do Domingo


9 de setembro - 23º Domingo do Tempo Comum

Mês da Bíblia


1ª Leitura: Is 35,4-7ª                      Salmo145,7.8-9a.9bc-10 (R.1.2a)                  2ª Leitura: Tg 2,1-5

Evangelho: Mc 7,31-37

Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Comentário

Jesus se encontra com um surdo-mudo e se compadece de sua situação, abrindo-lhe os ouvidos e a boca. Fazendo isso, ele cumpre aos olhos dos discípulos a promessa de Deus descrita pelo profeta Isaías: “Os ouvidos dos surdos vão se abrir”. É uma nova criação! O sinal é tão evidente que os que presenciam o fato expressam a sua admiração com palavras que lembram o relato da primeira criação: “Ele faz bem todas as coisas, faz ouvir os que não ouvem e falar os que não falam”. 

No contexto do evangelho de Marcos, em que os discípulos estão com dificuldade de entender a novidade de Jesus, é o próprio discípulo de Jesus quem tem realmente necessidade de ser tocado por ele nos olhos, nos ouvidos e na língua, para abrir-se à sua revelação, à contemplação do seu amor como condição para engajar-se na missão...

Na celebração somos tocados no ouvido pela palavra. Pela santificação que o Espírito de Deus opera na assembléia celebrante, ele abre os ouvidos do coração para ouvir e a boca para anunciar... É um chamado para que os discípulos e discípulas de Jesus se coloquem de modo novo, no caminho traçado pelo batismo, caminho de enraizamento no Cristo e no seu projeto de vida.
                                                                                     Fonte do Comentário: Site da Revista de Liturgia
                                                                                      Ilustração: http://semeandorccpdf.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário