terça-feira, 4 de setembro de 2012

“Arquidiocese de Pouso Alegre – 50 anos” é o livro do Jubileu


Está se aproximando a data comemorativa do Jubileu Áureo da instalação canônica de nossa arquidiocese. No próximo dia 13, será realizada uma romaria de todos os sacerdotes juntamente com Dom Ricardo Pedro e fiéis de diversas paróquias ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte, primeiro da novena preparatória à Celebração do Jubileu de Ouro, a Arquidiocese lançará uma obra comemorativa em que os fatos mais marcantes da história da caminhada de suas paróquias estarão registrados. 

O livro poderá ser adquirido durante a novena, de 14 a 22 de setembro. Nesses dias, às 19h, haverá Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana. A Missa solene do Jubileu será realizada no dia 23, às 16h 30 no mesmo templo.


Dados históricos 

A Diocese de Pouso Alegre foi criada no dia 4 de agosto de 1900 pelo Decreto Regio Latissime Patens da Sagrada Congregação Consistorial. O território diocesano, quando da criação, compreendia, em sua maior parte, paróquias que antes pertenciam à Diocese de São Paulo, entre elas a Paróquia São José de nossa cidade.

A Diocese foi elevada ao nível de Província Eclesiástica no dia 14 de abril de 1962 por meio da Bula Qui Tanquam Petrus do Papa João XXIII. No dia 23 de setembro do mesmo ano, ocorreu a instalação canônica da nova Arquidiocese com a posse de Dom José D’Ângelo Neto, 4º bispo diocesano, que se tornou o 1º Arcebispo Metropolitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário