domingo, 5 de agosto de 2012

Jubileu de Prata Sacerdotal do Padre Toninho Brentegani


A Igreja Matriz de Santa Quitéria e São João Batista de Ipuiúna ficou completamente lotada neste sábado, 4 de agosto, Dia do Padre, para a Missa Solene do Jubileu de Prata Sacerdotal do pároco, Padre Antônio Brentegani.

Presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, e concelebrada pelo Bispo de Luz, Dom Antônio Carlos Félix, pelo Padre Toninho e por aproximadamente cinquenta sacerdotes, a celebração, que se iniciou às 10h, teve também a participação dos pais, de familiares e amigos do sacerdote jubilando, vindos de diversas paróquias da Arquidiocese, especialmente das em que trabalhou.

Na homilia, Dom Ricardo, lembrando o Dia do Padre, destacou a beleza da vocação sacerdotal, mesmo que o consagrado tenha por tantas vezes que passar por momentos difíceis, que "só o padre e Deus conhecem". Enalteceu a fidelidade do Padre Toninho a Jesus Cristo, à Igreja e ao sacerdócio e pediu que os fiéis apoiem e rezem pelos padres, especialmente pelo aiversariante nesses vinte e cinco anos de doação ao Povo de Deus.

Após a homilia, Padre Toninho renovou seu compromisso sacerdotal de anunciar o Evangelho, celebrar os sacramentos e caminhar com toda a Igreja nos caminhos de Deus.

No final da celebração, o aniversariante foi saudado por uma paroquiana, que em nome da comunidade, expressou o carinho e a gratidão dos católicos e de moradores de Ipuiúna pelo sacerdote jubilando Recebeu ainda homenagens do prefeito municipal, de cantores e crianças que lhe entregaram uma bela placa de prata.

Padre Toninho, recordando seu lema sacerdotal "Servindo ao Senhor com humildade", agradeceu aos bispos, sacerdotes, familiares e amigos de diferentes cidades que participaram de sua alegria nesse dia tão feliz para ele. Agradeceu de modos especial a seus pais, que "recentemente celebraram cinquenta e sete anos de vida matrimonial".

Dados biográficos


Filho de Vítor Brentegani e Ana Cândida Brentegani, Padre Antônio Brentegani nasceu em Borda da Mata-MG no dia 22 de junho de 1956. Da 1ª à 3ª série do então curso primário, estudou na E. M. Bueno Brandão Filho no bairro rural Mandu; já a 4ª série foi feita na E. E. Comendador José Inácio, na cidade. A 5ª série foi cursada no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre; a 6ª e a 8ª série foram cursadas na E. E. Lauro Afonso Megale em sua cidade natal. O Colegial foi feito no Colégio São José e a Filosofia  no Seminário Arquidiocesano, em Pouso Alegre. Cursou Teologia no Instituto Teológico da Faculdade Dehoniana em Taubaté-SP.

Foi ordenado sacerdote pelo 1º Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José D'Ângelo Neto, no dia 14 de fevereiro de 1987. Exerceu o ministério sacerdotal nas seguintes paróquias: São Francisco de Paula (Poço Fundo), São Sebastião (Carvalhópolis), Nossa Senhora da Piedade (Turvolândia), São Caetano (Brazópolis), Nossa Senhora da Conceição (Conceição dos Ouros) e Nossa Senhora da Consolação (Consolação). Há mais de nove anos está à frente da Paróquia Santa Quitéria e São João Batista (Ipuiúna).

Em duas ocasiões fez experiência missionária na diocese irmã de Ponta de Pedras na ilha de Marajó, no Pará, em 2002 (40 dias) na Paróquia São Sebastião (Cachoeira do Arari); em 2006 (30 dias), na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no mesmo município paraense.

Também no período em que foi pároco em Conceição dos Ouros, Padre Toninho coordenou diversos trabalhos pastorais do Setor Paraíso e apresentou semanalmente na Rádio Paraisópolis o programa A Voz da Paróquia. Seus ouvintes admiravam seu poder de comunicação e as belas e profundas mensagens que transmitia a partir das singelas historinhas que lia. 


Nesta celebração tão festiva, cumprimentamos o Padre Toninho, desejando-lhe muitas alegrias e plena realização em seu ministério sacerdotal.

Sua vida expressa de forma concreta 
o lema que escolheu quando de sua ordenação,
é um dedicado e humilde servidor do povo e do Senhor!

Fotos da Celebração























































2 comentários:

  1. PARABÉNS PE. TONINHO SUA FESTA FOI LINDA PELA QUANTIDADE DE PESSOAS MOSTRA QUE O SENHOR É ESPECIAL E´MUITO AMADO O MEU ABRAÇO FRATERNO E NOS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  2. Nossa, hj q eu vi, .
    Sua bênção padre.

    Q bênção
    Faz muitos anos q não a vejo Padre Toninho.
    Foi pároco lá na paróquia nossa senhora da piedade, em turvolandia MG.
    Acho q faz 26 anos q não vejo.
    Porque moro aqui em bragança paulista..
    Ele fez o casamento dos meus 4 irmãos.
    O meu ele não fez , porque casei em outra cidade.

    ResponderExcluir