sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Leituras do Domingo

2 de setembro - 22º Domingo do Tempo Comum

Mês da Bíblia


1ª Leitura: Dt 4,1-2.6-8       Salmo: 14,2-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1a)     2ª LeituraTg 1,17-18.21b-22.27

Evangelho: Mc 7,1-8.14-15.21-23

Alguns fariseus e alguns mestres da Lei que tinham vindo de Jerusalém reuniram-se em volta de Jesus. Eles viram que alguns dos discípulos dele estavam comendo com mãos impuras, quer dizer, não tinham lavado as mãos como os fariseus mandavam o povo fazer. (Os judeus, e especialmente os fariseus, seguem os ensinamentos que receberam dos antigos: eles só comem depois de lavar as mãos com bastante cuidado. E, antes de comer, lavam tudo o que vem do mercado. Seguem ainda muitos outros costumes, como a maneira certa de lavar copos, jarros, vasilhas de metal e camas.) Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram a Jesus: - Por que é que os seus discípulos não obedecem aos ensinamentos dos antigos e comem sem lavar as mãos? Jesus respondeu: - Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim: "Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus." E continuou: - Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos. Jesus chamou outra vez a multidão e disse: - Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras. 

Comentário

O evangelho de hoje começa com uma provocação. Os fariseus e os escribas querem saber de Jesus por que os seus discípulos não observam as prescrições da lei. Jesus sabe muito bem que os fariseus e os escribas praticam a lei "tintim por tintim", e, no entanto, não estão no caminho de Deus. Por isso, ele os repreende, porque se acham salvos por Deus em virtude de certas práticas às quais ele chama de "mandamentos humanos".

Jesus chama a atenção, também, para a incompreensão dos discípulos (v. 18). De fato, eles começaram a se libertar desses preceitos religiosos dos fariseus, mas ainda têm dificuldade de entender a novidade de Jesus. Os discípulos não tinham a malícia dos adversários, eles eram sinceros em sua busca, mas o seu problema é que tinham uma mentalidade errada a respeito de Jesus.

O farisaísmo é um risco de todo crente. Por isso, o ensinamento de Jesus se dirige aos fariseus, à multidão, aos discípulos e a todos nós que estamos no seu caminho. Todos temos que nos converter de uma atitude formalista para a religião do coração como Jesus praticou e ensinou. A celebração, pelo ato penitencial, mas sobretudo pela escuta da palavra, é momento de avaliar a nossa fé, de perguntar sobre o sentido das nossas crenças e das nossas práticas religiosas. A própria liturgia pode cair no formalismo e na mediocridade, quando na verdade a sua função é ser expressão comunitária da aliança de Deus e da fiel acolhida à sua Palavra.
                                                                                     Fonte do Comentário: Site da Revista de Liturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário