terça-feira, 14 de agosto de 2012

Reflexão para seu início de semana


A vida como um bem precioso: uma reflexão

"A vida é igual ao tempero, em tudo tem sua medida". (Côn. Manuel)

Definir um bem, talvez seja o ato mais nobre do ser humano. A vida é um deles. Nela edificamos nossos sentimentos, construímos nossa personalidade e possuímos a grandeza do coração, grande conselheiro, dom divino. Não existe nada que se possa comparar com a vida. Ela é fonte de onde tudo nasce. Já nos diz Confúcio: "Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para recuperá-la. Por serem ambiciosos, esquecem o presente, de tal forma, que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido". Hoje, nossa sociedade no tudo que a envolve, vale dizer: família, escolas, comunidades, precisamos promover momentos fortes, para se falar do valor da vida e das exigências de sua metodologia. Precisamos enobrecer a consciência e seu conteúdo para entender melhor a razão. Os valores da moral da ética e da fé também são essenciais. Não podemos esquecer o que nos ensina um autor desconhecido: "Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem".

A vida como uma escada  precisa de alicerces firmes e "paredes" corretas. Assim não corremos o risco de, em cada degrau, dar um passo para um equívoco. Já nos diz Martin Luter King: "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã, ainda hoje plantaria uma árvore". Sempre precisamos plantar algo em nossa vida, vale dizer: a esperança, a coragem, a busca de nossos objetivos, a maturidade de nossos sonhos, ornamentar o hoje com valores nobres e nunca esmorecer em elaborar planos para um amanhã mais valioso. Já nos diz Stevenson: "qualquer um pode viver mansamente, pacientemente, amistosamente, até que o sol se ponha". Contudo, nunca deixes para amanhã o que podes fazer hoje, sobretudo se o coração te sobreavisa a agir. É isso o que realmente a vida requer. Já nos diz Mário Quintana: "Não faças da sua vida um rascunho, podes não ter tempo de passá-la a limpo".

P. Raskin diz-nos algo muito interessante: "Aquele que desperdiça o dia de hoje, lamentando o de ontem, desperdiçará o de amanhã". Horácio nos diz: "Cada dia é uma pequena vida" e Tagore ajuda: "Cada criança, ao nascer, traz-nos a mensagem de que Deus ainda não perdeu a esperança no homem". Com isso, devemos lutar sempre pela vida. O aborto é a continuação da lança no peito de Jesus (Jo 19,34) quando estava pregado na cruz, indefeso, agonizante e, sobretudo, nos dizendo: "Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lc 23, 34). A vida só acontece a quem se deu o direito de nascer, crescer, produzir e morrer, naturalmente, segundo a vontade de Deus. Um provérbio chinês nos ajuda a concluir: "Todas as flores (crianças) do futuro estão nas sementes de hoje". Vamos sempre lutar pela vida. Pensemos nisso.

                                                                                                     Côn. Dr. Manuel Quitério de Azevedo
                                                      Professor do Seminário Arquidiocesano de Diamantina e da PUC-MG
                                                                  Membro da Academia de Letras e Artes de Diamantina - MG
                                                                                   Fonte: Site da Diocese de São José do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário