segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Entendendo o tema da Semana Nacional da Família


Família: trabalho e festa é o tema da Semana Nacional da Família, que foi aberta nesse domingo, 12 de agosto, Dia dos Pais, e vai até o próximo sábado. Família, trabalho e festa são um trinômio que começa com a família, para compartilhá-la com o mundo. O trabalho e a festa são modos como a família ocupa o espaço social e vive o tempo humano. O tema coloca em evidência o casal homem-mulher junto ao seu estilo de vida: o modo de viver os relacionamentos (a família), de habitar o mundo (o trabalho) e de humanizar o tempo (a festa).

Segundo o assessor da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca, “o objetivo do tema é pensar na família como ‘patrimônio da humanidade’ sugerindo, assim, a ideia que a família é patrimônio de todos, contribuindo universalmente para a humanização da existência”.

A partir do tema do Encontro Mundial da Família – ‘Família: trabalho e festa’ –, outros subtemas ajudam no aprofundamento da reflexão. A família gera a vida, contribui na superação das dificuldades e na construção de uma sociedade justa e fraterna. O trabalho é fator de recursos para a família e, ao mesmo tempo, constitui-se em desafio para seus membros. A festa é o tempo para a família, para o Senhor e para a comunidade.  Esses temas desejam iluminar a união entre a vivência familiar e a vida quotidiana na sociedade e no mundo pelo trabalho e pela festa, explica padre Wladimir.

Um dos objetivos da Semana é promover reuniões que agrupem todos os membros da família, desde as crianças até aos mais idosos e que todos se sintam incluídos e valorizados.

“O importante é possibilitar à família celebrar o trabalho e a festa, através de iniciativas próprias, como palestras, encontros, seminários de estudos e fóruns de debates. É recomendável que se formem grupos de famílias vizinhas, de uma comunidade, de uma quadra, rua, escola, grupos de oração, de ambientes de trabalho, de escolas e outros, para que haja momentos de reflexão e celebração e também momentos alegres e festivos”, sugere padre Wladimir.

Em nossa paróquia, além dos grupos de rua (Círculos Bíblicos), teremos os seguintes eventos na Matriz de São José: dia 15 - quarta-feira - será realizada a Hora Santa das Famílias; dia 16 - quinta-feira - será rezado O terço das Famílias, e dia 17 - sexta-feira - a Celebração Penitencial com as Famílias.

Esses eventos ocorrerão em todas as noites às 19h. Serão momentos da graça divina atuando para o bem de todos. Venha participar com sua família!
                                                                         Texto adaptado a partir de informações do Site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário