sábado, 4 de agosto de 2012

São João Vianney - Patrono dos Sacerdotes

O dia de hoje é dedicado pela Igreja a São João Maria Vianney, conhecido como Cura D'Ars.  Ars era uma pequena aldeia da França, onde o padre João Vianney se tornou cura (pároco).

João Maria Vianney nasceu em Dardilly em 1786. De família simples e de muita fé, desde de cedo manifestou o desejo de se tornar padre. Dedicava grande amor a Jesus Cristo e era devoto de Nossa Senhora. Sua trajetória rumo ao sacerdócio foi penosa. Aprendeu a ler e escrever já com dezoito anos e apresentava dificuldades nos estudos, especialmente no aprendizado da língua latina, de filosofia e teologia.

Com a ajuda de um amigo padre, conseguiu realizar seu sonho, tornou-se presbítero, e foi nomeado pároco de Ars. Seu exemplo e pregação mudaram as características do lugarejo. De uma realidade distante dos valores do evangelho, o pequeno povoado transformou-se em um local abençoado. Para lá dirigiam-se peregrinos para confessar-se com o santo sacerdote. Foram quatro décadas de pastoreio. Chegava a permanecer dezoito no atendimento de confissões.

Viveu santamente 73 anos dedicados a Deus, aos fiéis que o procuravam e à conversão das ovelhas desgarradas do rebanho de Cristo.Devido às virtudes que marcaram toda a sua vida, foi declarado santo pela Igreja, e pela fidelidade ao sacerdócio, foi proclamado patrono dos sacerdotes. Por essa razão, 4 de agosto é também o Dia do Padre.

Nossas homenagens a todos os sacerdotes, especialmente aos nascidos em nossa terra, aos que dedicaram parte de sua vida à nossa paróquia e aos padres que assistem os fiéis da Paróquia São José: padre Vanir (pároco), padre João Batista (vigário), cônego Braz (pároco emérito) e padre Túlio (auxiliar). 












Que Deus os faça

plenamente felizes

na vida sacerdotal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário