quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jubileu de Ouro da Instalação Canônica da Arquidiocese de Pouso Alegre


A Arquidiocese de Pouso Alegre, após diversos eventos preparatórios em cada setor pastoral, celebrará festivamente seu Jubileu Áureo de Instalação Canônica no dia 23 de setembro próximo.

A Diocese de Pouso Alegre foi criada no dia 4 de agosto de 1900 pelo Decreto Regio Latissime Patens da Sagrada Congregação Consistorial. O território diocesano, quando da criação, compreendia, em sua maior parte, paróquias que antes pertenciam à Diocese de São Paulo, entre elas a Paróquia São José de nossa cidade.

A Diocese foi elevada ao nível de Província Eclesiástica no dia 14 de abril de 1962 por meio da Bula Qui Tanquam Petrus do Papa João XXIII. No dia 23 de setembro do mesmo ano, ocorreu a instalação canônica da nova Arquidiocese com a posse de Dom José D’Ângelo Neto, 4º bispo diocesano, que se tornou o 1º Arcebispo Metropolitano.

Na época de sua criação, a Província Eclesiástica de Pouso Alegre era formada pelas dioceses de Campanha e Guaxupé e a Abadia Territorial de Claraval. Hoje somente as dioceses citadas fazem parte da Província já que a Abadia Territorial de Claraval foi extinta, permanecendo o Mosteiro Cisterciense, que faz parte da Paróquia do Divino Espírito Santo de Claraval, Diocese de Guaxupé.

                                             Fonte: O Paraíso de José, Luiz Gonzaga da Rosa. Editora Santuário, 2010
                                                             Convite e Programação: Site da Arquidiocese de Pouso Alegre

Confira a programação das festividades:




Você, sua família e sua comunidade são convidados para esta celebração histórica. A participação das paróquias por meio de seus grupos representativos dará brilho especial ao Jubileu de Ouro de nossa Arquidiocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário