segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Uma sugestiva reflexão para seu início de semana


Quando o escurecer parece vencer - uma visão cristã


“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13)  


Nossa atualidade nos comove pelo acesso facilitado a tudo. Atraídos por essa máxima queremos ver todas as coisas brilhar. Contudo, as situações da vida nem sempre são um oásis. Assim podemos ser acometidos por um novo dia que nem sempre nos oferece o que esperamos. Todavia, tudo serve de aprendizado para crescermos com a experiência, que aos poucos, nos pede um “alinhamento” e uma “calibragem” na existência da vida. A cada um de nós nos é legado situações que só a maturidade, nossa grande aliada, nos ajuda. Quando as fraquezas parecem vencer, nos encurvamos numa tristeza. O resultado parece dar vitória à derrota. É nesta hora que sentimos mais de perto as palavras de Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11, 28, 30). Como são confortadoras estas palavras.
Quantos momentos já nos fizeram escurecer. Uma conversa, uma notícia, que se espalham com velocidade, erigindo um mal estar, uma sensação de fraqueza / derrota. Aos poucos, somos tomados por uma fragilidade que nos algema e nos leva para onde quer. Nem o sol do meio dia, nem a auto-estima, apaga a força do escurecer quando resolve nos pegar. Ficamos asfixiados, inválidos para os momentos posteriores e, sobretudo, fracos para avançarmos no campo da vida. Tudo parece turbulento. Somos seqüestrados pela impotência. Jesus também passou por este momento, mas se entregou ao Pai, dizendo: “Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lc 22, 42).
Frases, poemas, músicas são erigidas a favor do escurecer. Todas perecem engrandecer este privar de luz, mormente, quando se quer dar brilho a uma vivência sentimental. O que não podemos esquecer é que quando o escurecer sai dos palcos e passa para a realidade, sua temperatura muda. Ficamos “desnutrido”, enfraquecidos. Contudo, Jesus nos alerta: “Não te disse se tu creres, verás a glória de Deus” (Jo 11, 40). Como cada amanhecer e entardecer, somos protagonistas da verdade do nosso dia a dia. O que tiver que acontecer, acontece, assim diz o ditado. No escurecer, somos tentados e levados pela correnteza dos pensamentos negativos. Precisamos muito de Deus. A força dos amigos, nestas horas, é maravilhosa. Jesus nos consola: “Já não vos chamo servos, mas amigos” (Jo 15, 15).
Se o escurecer nos leva ao desânimo a esperança jamais pode perder sua força. São Paulo, na carta ao Efésios, nos oferece auto-estima: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6, 10). Já nos diz o velho ditado “não há nada melhor do que um dia atrás do outro”. Somos chamados a ser promotores da fé, da esperança. Oferece segurança a este desejo a oração. Jesus nos diz: “Pedi e recebereis, procurai e encontrareis, batei e vos será aberto” (Mt 7,7). Isso não são só palavras, mas verdade. Não queiras passar pelo embaraço de São Tomé: “Acreditaste, porque vistes” (Jo 20, 28-29). Quem tem a oração como guia e bússola, sabe que os resultados são maravilhosos.  Por muito que seja o nosso escurecer, os ais de nossas angustias, alegra-nos as palavras do Mestre quando nos diz: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Nunca se sinta só. Deus te ama. Pensa nisso.
                                                                                                       Côn. Dr. Manuel Quitério de Azevedo
                                                                                 Professor do Seminário de Diamantina e da PUC-MG
                                                                       Membro da Academia de Letras e Artes de Diamantina-MG
                                                                                                    Fonte: http://www.cnbbleste2.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário