segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dois santos bispos de nossa Igreja são lembrados hoje


Nesta segunda-feira, 27 de agosto, recordamos com grande saudade de dois pastores que marcaram profundamente a história da Igreja no Brasil, com repercussão internacional, dom Helder Câmara, falecido há treze anos, e dom Luciano Mendes de Almeida, há seis anos.

O arcebispo emérito de Olinda e Recife - PE - dom Helder Câmara, mais que uma liderança religiosa, era referência na luta pela paz e pela justiça social; seus exemplos e palavras foram perpetuados até hoje. Foi um dos fundadores da CNBB e teve atuação marcante durante a realização do Concílio Vaticano II.
O trabalho de dom Hélder é conhecido em todo o mundo, tendo desempenhado funções em organizações não-governamentais, movimentos estudantis e operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Sofreu retaliações e perseguições por parte das autoridades durante o regime militar brasileiro.

Dom Luciano foi arcebispo de Mariana - MG -durante 18 anos (1988 a 2006), faleceu no dia 27 de agosto de 2006. Atuou como Secretário e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções. Estimado por todo o episcopado brasileiro, por sacerdotes, religiosos e por todos que com ele conviveram ou acompanharam seu ministério pelos meios de comunicação, Dom Luciano ficou conhecido especialmente pela santidade de sua vida, pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.

Há diversas obras escritas e ricas matérias em páginas da internet a respeito da vida e da ação pastoral desses dois grandes vultos da Igreja, que merecem ser lidas, refletidas e divulgadas, pois esses queridos bispos constituem-se em referência permanente do ideal cristão.

Acesse o site www.cnbb.org.br, fonte dessas informações e fotos e leia mais a respeito desses dois grandes bispos católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário