quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O próximo domingo é dedicado à vocação dos cristãos leigos


Os cristãos leigos e sua missão

A Lumen Gentium define os fiéis leigos como “os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo.” (LG, n. 31)
É por meio dos cristãos leigos plenamente identificados com os valores do Evangelho que Igreja se faz presente e atuante na sociedade. Eles devem ser no mundo apóstolos de um novo tempo marcado pelos ensinamentos de Cristo. Fazem a Igreja caminhar com os homens no meio do mundo e trazem o mundo para o seio da Igreja. É o que sintetizaram de forma objetiva e sábia os bispos em Puebla e o Documento de Aparecida confirmou: os leigos são “homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”. (DAp, n. 209).
Como se vê os leigos são muito importantes para a ação evangelizadora da Igreja. Ação que deve acontecer no contexto comunitário como afirma o Documento de Aparecida: “A vida em comunidade é essencial à vocação cristã. O discipulado e a missão sempre supõem o pertencimento a uma comunidade. Deus não quis nos salvar isoladamente, mas formando um Povo.” (DAp, n. 164).
E este Povo de Deus está nas paróquias, que são constituídas de pequenas ou grandes comunidades, onde a vivência e a atuação do cristão se fazem visíveis. A paróquia é um importante segmento do Povo de Deus. Nela o cristão vive e, com seus irmãos de fé, torna-se discípulo, aprende as verdades cristãs, vive a comunhão fraterna e enriquece sua comunidade pela missão evangelizadora que assume. É o que afirma o documento de Aparecida, fundamentado em ensinamentos anteriores da Igreja: “Entre as comunidades eclesiais, nas quais vivem e se formam os discípulos e missionários de Jesus Cristo, sobressaem as paróquias. São células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial. São chamadas a ser casas e escolas de comunhão.” (DAp, n. 170).
É desejo da Igreja que nas paróquias se realize a iniciação cristã, a educação e celebração da fé, abertas aos diversos carismas, serviços e ministérios, organizados de modo comunitário e responsável, de forma que integrem os movimentos de apostolado já existentes e estejam atentos à diversidade cultural de seus habitantes e abertos aos projetos pastorais e suprapastorais que se relacionam com a vida paroquial. (DAp, n. 170).
Afirmam também os bispos participantes da Conferência de Aparecida: “Todos os membros da comunidade paroquial são responsáveis pela evangelização dos homens e mulheres em cada ambiente.” (DAp, n. 171).
É na paróquia, portanto, que a experiência do encontro com Jesus Cristo e com os irmãos de caminhada acontece. Nela, homens e mulheres, pelo sacramento do Batismo, tornam-se membros do Povo de Deus, recebem os diferentes sacramentos e são evangelizados. Nela também são chamados a participar da grande missão da Igreja – evangelizar.
(Luiz Gonzaga da Rosa,
em Discípulos e missionários na paróquia, Paulus, 2010, p. 10-12)

Se você deseja conhecer melhor a missão do cristão leigo, leia a obra citada, de autoria do responsável por este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário