sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Confira interessantes matérias da CNBB:

Disponível o texto da meditação do cardeal José Tolentino
de Mendonça apresentado aos Bispos do Brasil

Está disponível para download o texto da meditação apresentada pelo cardeal José Tolentino de Mendonça aos bispos do Brasil, na manhã de ontem, 26 de novembro, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu um encontro virtual. Sua reflexão foi intitulada “Parábolas para um tempo novo” e partiu “da pausa reflexiva que Jesus faz em seu discurso”, considerando o contexto da pandemia que o mundo enfrenta na atualidade, “a dureza, a dificuldade, o pesado e sofrido o caminho que o povo de Deus está fazendo nessa hora”.

Dom José Tolentino de Mendonça é um cardeal português e é o arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana. 

A pausa citada por dom Tolentino em sua meditação é um tipo de comunicação que Jesus utiliza algumas vezes nos Evangelhos, “como que precisasse escutar melhor, ajustar o discurso à realidade”. O cardeal então toma do capítulo 13 do Evangelho de São Lucas o versículo 18: “’A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo?’”.

Esta pergunta de Jesus é retomada durante toda a meditação, que também refletiu sobre que parábolas e comparações podem hoje aproximar o Reino de Deus da nossa linguagem e da nossa experiência vital.

“Que tempo é este que estamos a viver? A que o havemos de comparar? Podemos, efetivamente, olhar apenas para o assédio devastador desta crise que começa por ser sanitária, mas que depressa contaminou tantos outros âmbitos, tornando-se uma crise poliédrica: econômica, social, política, eclesial, civilizacional. Ou podemos perceber, numa leitura crente e esperançada da história como o faz Deus incansavelmente, que esta hora, com todos os seus constrangimentos é afinal um kairós, uma oportunidade para relançar a nossa aliança com a vida”, refletiu o cardeal Tolentino de Mendonça.

Este tempo de pandemia, segundo dom José Tolentino, “não é só uma estação para gerir aflições crescentes: é também a ocasião em que Deus nos ordena que arrisquemos como Igreja e que compremos um campo novo”.

Confira o texto na íntegra:

https://www.cnbb.org.br/parabolas-para-um-tempo-novo-cardeal-tolentino/

..........................................................................................................................................................................

Campanha 10 Milhões de Estrelas

realiza momento celebrativo no próximo sábado, 28, às 19h30

No próximo sábado, 28 de novembro, às 19h30 acontece, por meio de videoconferência, o momento celebrativo da campanha 10 Milhões de Estrelas. A data marca o início do tempo litúrgico do Advento. A campanha é uma iniciativa da Cáritas Brasileira em todo o país. A articulação no Distrito Federal conta com as parcerias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Grupo Ecumênico de Brasília (GEB) e Cáritas Arquidiocesana de Brasília.

A partir da motivação da Campanha da Fraternidade 2020, a iniciativa traz o slogan “Viu, cuidou e o mundo inteiro se iluminou!”. O lema que anima as ações da campanha 10 Milhões de Estrelas este ano traz ainda a inspiração bíblica do evangelista São Mateus: “Brilhe vossa luz para que vejam as vossas boas obras” (Mt 5,16).

A campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano, no período do Advento e Natal, como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza, como destaca o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos: “A campanha indica a possibilidade de que as famílias, os grupos, as comunidades possam construir e viver um Advento e o Natal na perspectiva do projeto de Jesus Cristo, em busca de um futuro melhor e mais justo para toda a criação, em nossa Casa Comum, o planeta Terra”, enfatiza.

A celebração por videoconferência, no próximo sábado (28), será ecumênica e vai marcar o início do Advento. “Na perspectiva de iniciarmos esse tempo de preparação para o Natal, estamos convidado todas as pessoas a refletirem não só sobre a questão da paz que é o tema central da campanha, mas também sobre esse momento de pandemia de Covid-19 e o aumento da pobreza e da fome no país”, destaca o assessor nacional da Cáritas Brasileira, Jaime Conrado.

Símbolo de luz

A vela da paz é o objeto que marca as ações da campanha. Um dos gestos concretos previstos é o acendimento dessa vela em momentos celebrativos ou em família na noite de Natal, como explica Conrado. “Nós convidamos toda sociedade a acender a vela da campanha na noite do Natal trazendo essas reflexões e pedindo que essa chama traga mais sabedoria, mais saúde, mais esperança ao povo brasileiro”, conclui.

A campanha 10 Milhões de Estrelas teve início em Annecy, na França, em 1984. Em 1991 a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação começou seu percurso pelo mundo. No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa.

Acompanhe a vídeoconferência – https://bit.ly/10milhoesdeestrelas

Informações: Jucelene Rocha – comunicacao@caritas.org.br

..........................................................................................................................................................................

Edições da CNBB promoverá lives para ajudar as comunidades a celebrarem a Novena de Natal 2020

A Editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Edições CNBB, promoverá lives que ajudarão as pessoas a celebrarem a Novena de Natal 2020 em seus lares. As lives serão transmitidas de 16 a 24 de dezembro, através das redes sociais da Editora (@edicoescnbb) e da CNBB (@cnbbnacional). A transmissão também será feita pela Canção Nova, por meio da TV e rádio, em horário ainda a ser definido.

A Novena

Novena do Natal de 2020, publicação da Edições CNBB, convida as comunidades a contemplar o primeiro pilar proposto nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE): a Palavra de Deus. A temática da Novena de 2020 também está em consonância com a reflexão que será feita na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em abril de 2021.

A Novena convida-nos à catequese em nossas casas, a reunir todas as pessoas que estavam distantes. Com a ternura materna de Maria e o silêncio oblativo de José, acolhemos, protegemos, promovemos e integramos em nossa casa todas as famílias para a festa da Encarnação do Verbo de Deus. Com este livreto da Novena, vamos percorrer o caminho litúrgico do Advento na unidade eclesial, refletindo, com simplicidade doméstica, a chegada do Menino Deus que sempre vem ao nosso encontro para nos salvar e garantir a vida!

Conforme o bispo de Castanhal, no Pará, dom Carlos Verzeletti, a Novena de Natal 2020 convida-nos à catequese em nossas casas, a reunir todas as pessoas que foram distanciadas neste tempo longo da pandemia. “Com a ternura materna de Maria e o silêncio oblativo de José, acolhemos, protegemos, promovemos e integramos em nossa casa todas as famílias para a festa da Encarnação do Verbo de Deus. Nosso Deus está conosco! Ele está em nossa casa para ser o nosso caminho, a nossa verdade e a nossa vida em abundância. Ele é a Palavra da Salvação!”

“No há nada mais prático e importante do que encontrar-se com Deus, do que apaixonar- se por sua Palavra, do que viver com Cristo, por Cristo e em Cristo. Apaixona-te! Permanece no amor! Tudo passará a ser diferente. Feliz Natal! Abençoado Ano Novo!”, afirma dom Carlos.

Encontros

Novena de Natal 2020 tem nove encontros, cada um deles tendo o seguinte esquema:


Oração inicial;      Acolhendo o tema;      Contemplação do símbolo;

Leitura da Palavra;      Meditação da Palavra;      Fato da vida;

Rezar com a Palavra;      Vivendo a Palavra;     Oração final
.

Cantos

Foi preparado também um CD, com 15 músicas, para auxiliar na animação e oração da Novena de Natal 2020com as seguintes músicas:

Que alegria quando ouvi que me disseram - Vigiai, eu vos digo - Vem, Senhor, nos salvar

Abre as portas - O cântico da Virgem Maria - Senhor, vem salvar teu povo!

O cântico de Maria - Como o sol nasce da aurora - Da cepa brotou a rama

Das alturas orvalhem os céu - Tu és a glória de Jerusalém - Família, vive tua missão

Cristãos, vinde todos - Nas terras do oriente - Noite feliz

..............................................................................................................................................................
                                                                                                                              Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário