terça-feira, 5 de março de 2013

Notícias do Vaticano


3º encontro no Vaticano reúne 110 dos 115 cardeais eleitores

Aconteceu nesta terça-feira (5) a terceira congregação geral de cardeais em vista do Conclave.
Já estão no Vaticano 110 cardeais eleitores, restando apenas cinco do número total de cardeais necessários para o Conclave.
No encontro de ontem (4) os cardeais decidiram por realizar apenas uma congregação por dia no período da manhã, nesta terça e quarta-feira.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi concedeu entrevista coletiva aos jornalistas transmitindo as informações e decisões tomadas pelos cardeais na reunião desta manhã.
O porta-voz informou que o total de cardeais presentes no terceiro encontro chegou a 148, do total de 208 e que o terceiro encontro durou cerca de três horas, e onze cardeais fizeram intervenções.
Os assuntos refletidos nesta manhã foram as atividades da Santa Sé, a renovação da Igreja à luz do Concílio Vaticano II e a situação da Igreja e a Nova Evangelização no mundo, nas diversas realidades culturais.
Nas três congregações que aconteceram entre ontem e hoje, padre Lombardi, disse que foram feitas 33 intervenções por cardeais representantes dos cinco continentes.
Sobre a data de início do Conclave, o porta-voz informou que ainda não houve uma definição. De acordo com a norma estabelecida pelo papa emérito Bento XVI, antes de renunciar, a antecipação do Conclave só pode ser decidida na presença de todos os cardeais.
Ao final do encontro os cardeais enviaram um telegrama ao papa emérito, Bento XVI. A mensagem foi assinada pelo Cardeal decano Angelo Sodano.
Os Padres Cardeais reunidos no Vaticano para as Congregações gerais em vista do próximo Conclave enviam a Sua Santidade uma uníssona saudação com a expressão da renovada gratidão por todo o luminoso ministério petrino de Sua Santidade e pelo exemplo dado de uma generosa solicitude pastoral para o bem da Igreja e do mundo.
A gratidão dos Cardeais quer representar o reconhecimento de toda a Igreja pelo incansável trabalho de Sua Santidade na vinha do Senhor.
Os membros do Colégio Cardinalício confiam, enfim, nas orações de Sua Santidade pelos cardeais, assim como por toda a Santa Igreja”.
                                                   Fonte: http://a12.com       Foto: http://padreelilio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário