terça-feira, 19 de março de 2013

Missa de entronização pontifical do Papa Francisco


O Papa Francisco presidiu nesta terça-feira (19) a Missa Solene de inauguração de seu pontificado. Na cerimônia, o Papa recebeu o Pálio pastoral e o Anel do Pescador, insígnias que representam a autoridade papal.
A celebração aconteceu no dia em que a Igreja celebra a solenidade de São José, esposo de Maria e Patrono da Igreja Universal. A Missa começou às 9h 30 (horário de Roma, 5h 30, horário de Brasília) tendo a Praça de São Pedro lotada por fiéis. O papa chegou no papamóvel descoberto para saudar os fiéis.
Durante a celebração, o Cardeal protodiácono, Jean-Louis Tauran, impôs o Pálio no Papa e o Cardeal decano, Angelo Sodano entregou o Anel do Pescador.
Em sua homilia o Pontífice ressaltou a solenidade de São José, a missão do Papa e a bondade e compaixão com os mais pobres.
Sobre a vocação de guardião de Maria, na vida de São José, o Papa destacou que essa vocação também é a vocação universal das pessoas. “A vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos. (…) É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração”.
Voltado para aqueles que ocupam cargos de responsabilidade em suas nações, o Papa pediu para que não tenham medo de bondade e de ternura, e que sejam guardiães do outro e da criação divina. “Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos ‘guardiães’ da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo! Mas, para “guardar”, devemos também cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida; então guardar quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem. Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo de ternura”.
Papa Francisco destacou também a missão que ele deseja realizar em seu pontificado; o serviço aos mais pobres e mais humildes. “Hoje, juntamente com a festa de São José, celebramos o início do ministério do novo Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, que inclui também um poder. É certo que Jesus Cristo deu um poder a Pedro, mas de que poder se trata? À tríplice pergunta de Jesus a Pedro sobre o amor, segue-se o tríplice convite: apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Não esqueçamos jamais que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos”.
                                              Fonte: http://a12.com (Texto com pequenas alterações formais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário