segunda-feira, 18 de março de 2013

Cardeal Kasper surpreso e feliz pelo Papa Francisco


Roma (RV) – “Fiquei muito surpreso, mas sim, fiquei também muito feliz”. Assim o Cardeal alemão Walter Kasper, 80 anos, o eleitor mais idoso do último conclave, comentou à agência italiana ANSA a citação de seu recente livro “Misericórdia” feita ao meio dia deste domingo, pelo Papa Francisco em seu primeiro Angelus. “Deve ter lido a tradução em espanhol”, disse Kasper, Presidente emérito do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, particularmente satisfeito por ter sido apresentado pelo Santo Padre como “um teólogo muito bom” e pelo fato que ao Papa o livro “fez muito bem”. 
O livro, editado este ano na Itália pela editora Queriniana, “afirma que a misericórdia é o coração do Evangelho de Jesus Cristo – explicou o purpurado -, penetrando as raízes e as explicações até no Antigo testamento”. “Resgatei um conceito como a misericórdia que anda um tanto esquecida pela teologia sistemática – sublinhou ainda Kasper – e que, no entanto, é o centro do Evangelho. O fato que Deus é misericórdia, por outro lado, é a verdadeira especificidade do cristianismo”. 
Kasper se disse “muito, muito contente” pela eleição de Bergoglio à Sé de Pedro. “Ele é um pastor. Precisávamos de um pastor, perto das pessoas, do povo”, afirmou o cardeal alemão, revelando indiretamente quais foram as orientações do Conclave após a renúncia inesperada de Papa Ratzinger. 
Bergoglio, afirmou o purpurado, “fala uma língua compreensível a todos, mas profunda. Tem um estilo simples, e isto é muito importante”. “Eu não gosto de um estilo barroco – acrescentou -, e ele volta à simplicidade apostólica, aos inícios do cristianismo”. “Por outro lado – acrescentou – se entende isso também pelo nome que escolheu, Francisco, o do pobrezinho de Assis. Uma escolha marcada também pela vontade de estar mais próximo possível da simplicidade cristã”. 
Para o Cardeal Kasper, o estilo de Bergoglio é sim uma novidade, mas “uma novidade que leva à descoberta da origem do Evangelho”. “Recomeçamos por Jesus – concluiu o purpurado – é a mensagem do Oapa Francisco. Era o mesmo programa de João Paulo II: recomeçar por Jesus Cristo”. (SP)
                                 Fonte. http://www.news.va/      Foto: http://padretelmofigueiredo.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário