quinta-feira, 28 de março de 2013

As edificantes celebrações litúrgicas desta Quinta-feira Santa


Nesta Quinta-feira Santa há duas celebrações litúrgicas muito importantes e bonitas: a Missa do Crisma e a Missa da Ceia do Senhor.


Missa do Crisma - Catedral de Pouso Alegre
Na "Missa do Crisma” ou “dos Santos Óleos a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Ordem e realiza a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma, da Ordem e da Unção dos Enfermos, e os sacerdotes renovam as suas promessas. A Missa da Crisma é também chamada “Missa da Unidade” onde o Bispo preside a Celebração com seu Presbitério, expressão da comunhão dos Presbíteros com o seu Bispo, sinal de fraternidade e vínculo de unidade. Esta celebração sinaliza também a comunhão de todos os ungidos no Batismo, no Crisma, no Sacramento da Ordem e na Unção dos nossos irmãos e irmãs enfermos. A Missa do Crisma é geralmente realizada na Quinta-Feira Santa na parte da manhã na Sé diocesana. Em nossa Arquidiocese, será celebrada às 9h na Catedral do Bom Jesus em Pouso Alegre, sob a presidência do Arcebispo Metropolitano Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, tendo como concelebrantes todos os sacerdotes do clero diocesano.
A Missa do Crisma tem duas partes fundamentais: a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos padres diante do Bispo, e a Bênção dos Santos Óleos, da Crisma, dos Enfermos e do Batismo.


Missa da Ceia do Senhor



Na Missa da Ceia do Senhor, a Igreja celebra Instituição da Eucaristia, sacramento central de nossa fé, o próprio Cristo sob as espécies do Pão e do Vinho. Celebra ainda a Instituição do Sacerdócio ministerial, colocado a serviço das comunidades. Também atualiza o Mandamento Novo do Amor Fraterno: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Há ainda a tocante cerimônia do Lava-pés, que revive o gesto de humildade de Jesus, que se ajoelhou ante cada um dos apóstolos e lavou-lhes os pés, sinal do serviço que cada um de nós deve prestar com amor aos irmãos, especialmente aos mais pobres, aos excluídos da sociedade. Em nossa paróquia, a Missa da Ceia do Senhor será celebrada em quatro locais, visando facilitar a participação dos fiéis: Matriz de São José, Igreja de Santo Antônio e Centros Pastorais São Francisco e São Geraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário