O Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o 266º Papa da Igreja Católica. Escolheu o nome Francisco I.
Os 115 Cardeais anunciaram a escolha do novo Pontífice nesta tarde às 15h 05, horário do Brasil, com a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina no Vaticano.
O cardeal francês, protodiácono, Jean-Louis Tauran surgiu à janela da Basílica de São Pedro, às 16h 10, horário do Brasil, para anunciar o nome do sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado no último dia 11 de fevereiro. O anúncio foi feito em latim, traduzido em português: ‘Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa: o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal da Santa Igreja Romana Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome Francisco I'. O Papa concedeu a bênção apostólica ‘Urbi et Orbi’; seu primeiro ato público como Papa.
A decisão foi tomada depois de cinco votações realizadas pelos cardeais, uma ontem à tarde e outras quatro efetuadas hoje (duas de manhã e mais duas nesta tarde).
Alguns dados do Papa Francisco I
O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936, tem 76 anos, é o primeiro papa latino-americano, sacerdote da Companhia de Jesus, conhecido como Jesuítas e arcebispo de Buenos Aires, na Argentina desde 1998. Foi criado cardeal no Consistório de 2001 e foi eleito Papa no segundo Conclave do qual participou.
Estudou e se diplomou como técnico químico. Ingressou no seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958 passou ao noviciado da Companhia de Jesus. Em 1960, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, em San Miguel. De 1967 a 1970 cursou Teologia no Colégio Máximo de San Miguel. Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano.
Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás. Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.
Na Santa Sé, é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Fonte: Portal A12.com (Texto com pequenas alterações formais) Banner: http://www.news.va/pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário