domingo, 10 de março de 2013

Sacramento da Reconciliação:

Deus é rico em misericórdia

Todo o cristão precisa sempre manter a sua fidelidade em responder ao projeto de Deus. Uma das maneiras de se aproximar de Deus é confessar-se ao menos uma vez por ano, conforme nos pede o segundo mandamento da Lei da Igreja.
Desta forma, iluminados pela fé recebida em nosso batismo, nos esforçamos para encontrar caminhos para chegar a conversão.
Este também é um momento de reconciliação, pois assim os cristãos podem receber a graça do perdão.
O Prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida, padre Valdivino Guimarães afirmou que este é um sacramento muito importante para os fiéis, pois através dele nós nos reconciliamos com Deus. “A confissão é um momento sagrado em que nós podemos, por meio do sacerdote, contemplar o sacramento da reconciliação. Este é um momento em que nós podemos nos reconciliar com Deus recebendo o seu perdão”, afirmou.
Padre Valdivino ressaltou que, neste tempo da quaresma, nós precisamos nos preparar para contemplar o Cristo que vai ressuscitar, por meio das celebrações, da santa Eucaristia e também por meio dos sacramentos.
Confissão comunitária e confissão individual
O missionário redentorista explica que a confissão comunitária e a confissão individual tem o mesmo valor. “A Igreja permite a confissão comunitária quando recebemos muitos peregrinos para serem atendidos em confissão, mas não temos um número suficiente de sacerdotes. Desta forma, devemos buscar como alternativa a confissão comunitária, como muitos padres fazem em suas paróquias”.
Segundo o religioso, a Igreja pede que todos, inclusive os sacerdotes, possamos receber o sacramento da reconciliação pelo menos uma vez ao ano. O penitente pode procurar o padre  no momento em que ele sentir necessidade.
Alguns aspectos desse sacramento
Alguns nomes desse sacramento são: sacramento da Conversão (o que se busca ao confessar-se é atender o convite de Jesus à conversão), sacramento da Penitência (esforço que fazemos para ajudar-nos a reparar os pecados cometidos e fortalecer-nos para a luta), sacramento da Confissão (porque confessar os pecados é elemento essencial desse sacramento), sacramento do Perdão (porque através dele recebemos o perdão e a paz) e finalmente sacramento da Reconciliação (porque manifesta ao pecador o amor de Deus que reconcilia).
Passos para uma boa confissão:: exame de consciência, arrependimento de ter pecado (contrição), confissão dos pecados e a decisão de não pecar mais (esse é o sentido da penitência pedida pelo sacerdote).
Ao confessar-se é muito importante que sejam ditos todos os pecados que lembrarmos no momento, especialmente os mortais. Se esquecermos de algum pecado, não tem problema, pois Deus perdoa todos os pecados. Porém, se conscientemente ocultarmos alguma falta grave, a confissão não é plena: é como irmos ao médico querendo ficar curado e ocultarmos um dos sintomas. A confissão das faltas leves também é altamente recomendável, pois nos ajuda a tomarmos mais consciência de nossa condição de pecadores, buscando assim cada dia ser mais semelhante a Cristo.
Os ministros desse sacramento são os bispos e seus sucessores e os presbíteros. Cristo deu o poder de perdoar os pecados apenas a eles. Eles têm missão, apesar de sua condição de pecadores, de serem transmissores da misericórdia de Deus. A graça de Deus adquire uma força maior quando é transmitida por vasos de barro.
Ao receber o sacramento, o penitente reconcilia-se nos quatro níveis de relação: com Deus, consigo mesmo, com os irmãos (e por conseqüência com a Igreja) e com a criação.
Uma prática muito recomendável para obter a misericórdia de Deus para com os nossos irmãos e irmãs que partiram para uma nova vida é a indulgência.
Acolhamos o dom da reconciliação, acompanhados por Maria, a mãe da misericórdia. Maria como ninguém, quer que todos acolham o amor do seu Filho. Ela é, como rezamos na Salve Rainha, a Mãe da misericórdia. Com Maria, nenhum pecador está perdido. Um dos últimos recursos que tem o pecador é a Ave Maria. Acolhamos o dom da reconciliação, guiados por Nossa Mãe Aparecida, confiantes de que Deus sempre acolhe o seu filho pródigo.
                                                     Fonte: Portal A12.com (texto com pequenas alterações formais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário