domingo, 3 de março de 2013

Capela Sistina acolhe conclaves desde 1492


O Conclave que escolherá o novo papa será realizado mais uma vez na Capela Sistina, que acolhe os conclaves desde o ano de 1492. 
Celebração na Capela Sistina
O papa João Paulo II na Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’ destacou a Capela Sistina como local oficial para as eleições dos papas: “Disponho que a eleição continue a desenrolar-se na Capela Sistina, onde tudo concorre para avivar a consciência da presença de Deus, diante do qual deverá cada um apresentar-se um dia para ser julgado”.
O nome da Capela Sistina foi dado pelo papa Sisto IV, que foi Pontífice entre os anos de 1471 e 1484, e que promoveu a restauração da antiga Capela Magna a partir de 1477.
A Capela Sistina, na época, foi decorada com afrescos que contavam histórias de Moisés e de Cristo e retratos dos Papas, trabalho que foi executado por pintores como Pietro Perugino, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio e Cosimo Rosselli.
O pintor Michelangelo em 1508 foi convidado pelo papa Júlio II para modificar parte da decoração do local. Michelangelo pintou a abóbada e a parte alta das paredes com cerca de 300 figuras. Nos nove quadros centrais estão representadas histórias do Gênesis, primeiro livro da Bíblia, desde a criação ao dilúvio.
A Capela Sistina foi fechada para visitas no último dia do pontificado de Bento XVI para receber os preparativos para o Conclave.
O site da Santa Sé disponibiliza a visita virtual em 360 graus. Clique aqui para conhecer o interior da Capela Sistina.
                                                                                                         Fonte: Portal A12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário