quarta-feira, 11 de julho de 2012

"Deus emerge com força na internet”, destaca padre jesuíta


Cidade do Vaticano, 11 jul (SIR) - Em entrevista à rede de notícias católicas EWTN, o especialista em "Ciberteologia" e consultor por vontade do Papa Bento XVI do Pontifício Conselho para a Cultura e o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o padre jesuíta Antonio Spadaro, afirmou que o questionamento sobre Deus é uma pergunta que emerge com força na internet.
Falando sobre a atuação religiosa no mundo virtual, o sacerdote explicou que nos dias de hoje, devido a internet, as informações nos submergem, fazendo com que seja difícil, "distinguir as verdadeiras perguntas dentro deste amplo leque de respostas". Contudo, conforme o especialista, o ciberespaço reflete cada vez mais o desejo pelo divino; "um desejo profundo, um desejo espiritual". Dando mais detalhes sobre sua especialidade, Padre Spadaro afirmou que na atualidade, as relações sociais e a capacidade das pessoas de questionar e buscar, encontra sua maior expressão dentro da rede, e é neste entroncamento, segundo o sacerdote, que nasce a Ciberteologia, ou seja, "a reflexão sobre a fé nos tempos de internet".
O consultor fez questão de esclarecer ainda que a internet não é um instrumento de evangelização, mas um ambiente. Segundo o sacerdote, a Igreja está mudando sua linguagem e, cada vez mais, ao invés de falar de meios, trata a internet como um ambiente cultural. "De maneira que, se a internet é um ambiente de vida, então também o homem, neste ambiente, expressa suas tensões espirituais". Ao finalizar sua entrevista, Padre Spadaro convidou os fiéis católicos a entrarem no mundo da evangelização e no conhecimento de Deus através da internet.
"A Igreja sempre teve em seu DNA a habilidade de estar com os homens, e hoje em dia os homens também estão na rede. Assim que, meu esforço consiste em tentar compreender este mundo, entender sua dinâmica, de maneira que estejamos presentes também como pessoas da Igreja e ajudar a outros a estarem também neste ambiente", concluiu.
Padre Spadaro é autor do site cyberteologia.it e de diversos livros dedicados a viver a fé através da rede.
Com informações do site Domtotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário