É bom para todos
Cidade do Vaticano (RV) – Muitos definiram o que ocorreu nesta semana na Sala antiga do Sínodo, no Vaticano, um evento histórico: o Papa recebeu pela primeira vez em sua casa os Movimentos Populares formados por trabalhadores precários e de economia informal, migrantes, indígenas, camponeses sem terra e habitantes das periferias das grandes cidades. Eles foram os protagonistas na última terça-feira de um encontro que certamente marca, não só a vida dos Movimentos Populares e de seus integrantes, mas também, se é que tinham dúvidas, a opção real da Igreja Católica pelos últimos, pelos que sofrem, pelos pobres e marginalizados. Francisco no seu longo e articulado discurso, uma espécie - como foi definido “pequena Encíclica de Doutrina Social –, fez um veemente pronunciamento, cheio de esperança, mas ao mesmo tempo de denúncia. Um discurso de amplidão e profundidade.
"Terra, trabalho, casa..." |
O texto, sintetizado em três palavras “terra, trabalho, casa” é mais uma recordação de que é imperativo sair em direção das periferias, encontrar-se com os últimos, os excluídos, os marginalizados; ouvir aquela humanidade ferida, que muitas vezes tem a sua voz sufocada pelo grande barulho produzido pelo centro, ou seja, por aqueles que não olham para o próximo, e quando olham, é somente para ver neles, um objeto de exploração. É essencial ouvir essa humanidade, não só no que diz respeito aos sofrimentos, mas também às expectativas, às esperanças e às propostas que nutrem. “Eles devem se tornar os protagonistas de suas vidas”. O atual sistema, - disse Francisco -, expulsou o homem do centro, ele foi substituído por outra coisa, a que se rende a um culto idolátrico ao dinheiro, globalizou-se a indiferença: “o mundo esqueceu-se de Deus que é Pai e tornou-se órfão porque colocou Deus de lado”.
"... são direitos sagrados" |
O Papa usou no seu discurso, expressões muito fortes que fizeram a volta ao mundo: “não se vence o escândalo da pobreza promovendo estratégias de contenção que servem unicamente para transformar os pobres em seres domésticos e inofensivos”. A quem reduzisse os pobres à “passividade”, disse Francisco, Jesus certamente o chamaria “de hipócrita”.
É estranho – continuou –, mas quando falo sobre, terra, casa, trabalho, para alguns parece que o Papa é comunista. Certamente na mente de Francisco veio a figura de Dom Helder Câmara que comentava sobre o que diziam dele: “quando falo dos pobres sou um santo, mas quando falo das causas da pobreza, sou um comunista”.
Bergoglio voltou a afirmar que o amor pelos pobres está no centro do Evangelho. Portanto, terra, casa e trabalho são “direitos sagrados”, “é a Doutrina social da Igreja”.
"... é a Doutrina Social da Igreja" |
Os pobres querem ser protagonistas, reivindicam e praticam a solidariedade, uma solidariedade que existe especialmente entre aqueles que sofrem, uma solidariedade que a nossa sociedade esqueceu por considerar essa atitude um “palavrão”. É necessário combater as causas estruturais da pobreza, da desigualdade.
O Papa elogiou os movimentos populares porque trabalham não com idéias, mas com a realidade. É urgente resolver radicalmente os problemas dos pobres, acabar de modo imperativo com as diferenças e injustiças. A injustiça está na raiz de todos os males sociais.
Voltando às três palavras: terra, casa, trabalho. Quanto à terra, Francisco denunciou o “escândalo” de milhões de pessoas que sofrem de fome, enquanto "a especulação financeira afeta o preço dos alimentos, tratando-os como qualquer outra mercadoria”. Depois repetiu, falando sobre a casa: “uma casa para cada família”. Neste nosso mundo, cheio de injustiças, abundam eufemismos nos quais uma pessoa que sofre por causa da pobreza é definida simplesmente 'sem-teto'. E a terceira palavra, trabalho: a ausência de trabalho, sublinhou o Papa, é a maior “pobreza material”, porque aqueles que não têm trabalho, não tem dignidade e acabam vítimas de uma “cultura do desperdício“. O Santo Padre recordou mais uma vez que no mundo há milhões de jovens desempregados e que na Europa inteiras gerações foram neutralizadas “para manter o equilíbrio”, o equilíbrio da economia.
Lutar pelos direitos "é bom para todos" |
O denso discurso de Bergoglio tocou ainda o binômio ecologia-paz, afirmando que são questões que devem interessar a todos e, “não podem ser deixadas somente nas mãos dos políticos”. O Santo Padre afirmou mais uma vez que estamos vivendo a “III Guerra Mundial”, em pedaços, denunciando que “existem sistemas econômicos que têm que fazer a guerra para sobreviver”. Quanto sofrimento, quanta destruição quanta dor!
O brado do Papa por uma maior justiça voltou a ecoar nos meios de comunicação de todo o mundo, no coração e mente das pessoas: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade do trabalho. Francisco pediu mais uma vez para que olhemos para o próximo, sem distinção, e convidou os movimentos populares de todo o mundo continuar sua luta, porque, disse, “é bom para todos”. (Silvonei José)
Fonte: radiovaticana.va
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