segunda-feira, 25 de março de 2019

Papa assina em Loreto

a Carta pós-sinodal aos jovens
Após celebrar a missa no Santuário de Loreto, o Papa Francisco assinou a Exortação Apostólica pós-sinodal dedicada aos jovens.
Cidade do Vaticano - O Papa Francisco escolheu o Santuário de Loreto para assinar nesta segunda-feira (25/03) a Exortação Apostólica fruto do Sínodo dos Bispos para os jovens, intitulada "Christus vivit - Cristo vive". 
Segundo a tradição, no Santuário estão conservadas as paredes onde a Virgem disse seu "sim" ao projeto de Deus. Ali, o Papa se deteve em oração silenciosa antes de presidir à celebração eucarística, em que não pronunciou a homilia.
No altar, o Pontífice assinou o documento ao lado do Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Card. Lorenzo Baldisseri.
Na sequência, o Pontífice cumprimentou por cerca de meia hora os doentes presentes dentro da Basílica.
Ao final, no adro do Santuário, Francisco pronunciou um discurso aos fiéis em que destacou a vocação da Santa Casa como a casa dos jovens, porque ali a Virgem Maria continua a falar às novas gerações, acompanhando cada um na busca de sua vocação.
Escuta, discernimento e decisão
No evento da Anunciação, que a Igreja celebra neste 25 de março, aparece a dinâmica da vocação, expressa nos três momentos que marcaram o Sínodo: escuta da Palavra; discernimento; e decisão.
O primeiro momento, o da escuta, manifesta-se nas palavras do anjo: "Não temas Maria, [...] conceberás um filho, lhe darás à luz e o chamarás Jesus".
Celebração Eucarística
“É sempre Deus quem toma a iniciativa de chamar a segui-lo”, disse o Papa, acrescentando que precisamos estar prontos e dispostos a escutar e acolher a voz de Deus, que não se reconhece no barulho e na agitação.
O segundo momento típico de cada vocação é o discernimento, expresso nas palavras de Maria: “Como acontecerá isso?”.
Maria não duvida, explicou o Papa; pelo contrário, quer descobrir todas as surpresas de Deus. E esta é a atitude do discípulo: colaborar com a iniciativa gratuita do Senhor para aprofundar as próprias capacidades.
A decisão é a terceira fase que caracteriza cada vocação cristã, explicitada na resposta de Maria ao anjo: “Faça-me em mim segundo a tua palavra”.
Em oração
“Maria é o modelo de toda vocação e a inspiradora de toda pastoral vocacional: os jovens que estão em busca e se interrogam sobre seu futuro, podem encontrar em Maria Aquela que os ajuda a discernir o projeto de Deus sobre si mesmos e a força para aderir a ele.”
Loreto, polo espiritual
Francisco aponta Loreto como um local privilegiado onde os jovens podem ir em busca da própria vocação, “um polo espiritual a serviço da pastoral vocacional”, oferecendo indicações práticas aos frades capuchinhos que cuidam da Basílica, como por exemplo a ampliação do horário de fechamento.
Família e doentes
Momento da Comunhão
Além de ser a casa dos jovens, a Santa Casa é também o local da família. Para Francisco, a experiência doméstica da Virgem indica que família e jovens não podem ser dois setores paralelos da pastoral das comunidades, mas “devem caminhar estreitamente unidos, porque com frequência os jovens são aquilo que uma família deu a eles no período do crescimento”.
A Casa de Maria é ainda a casa dos doentes. “A doença fere a família, e os doentes devem ser acolhidos dentro da família”, recordou, enviando a todos os doentes do mundo uma afetuosa saudação. “Vocês estão no centro da obra de Cristo, porque compartilham e carregam de maneira mais concreta atrás Dele a cruz de todos os dias.”
Precisa-se de pessoas simples e sábias
Momento da Comunhão
O Papa concluiu confiando aos fiéis uma missão: “levar o Evangelho da paz e da vida aos nossos contemporâneos, muitas vezes distraídos, presos pelos interesses terrenos ou imersos num clima de aridez espiritual. Precisa-se de pessoas simples e sábias, humildes e corajosas, pobres e generosas”.
Francisco pediu a intercessão de Nossa Senhora para que ajude todos os fiéis, especialmente os jovens, a percorrerem o caminho da paz e da fraternidade fundadas no acolhimento e no perdão, no respeito do outro e no amor que é dom de si.
..............................................................................................................................................................
Momentos













.............................................................................................................................................................
Exortação pós-sinodal "Christus vivit":
a gênese do documento
Hoje, 25 de março em Loreto, Solenidade da Anunciação do Senhor, o Papa assinou e confiou à Nossa Senhora, a Exortação Apostólica pós-sinodal que conclui os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre os Jovens, realizado no Vaticano em outubro do ano passado. O documento pontifício é intitulado “Christus vivit – Cristo vive”.
Cidade do Vaticano De Roma a Loreto, passando pela Jornada Mundial da Juventude no Panamá, com um único destino: os jovens de todo o mundo. A Exortação apostólica pós-sinodal, sob forma de Carta aos Jovens, que o Papa assinou hoje (25/03) e confia à Virgem Maria durante a sua visita a Loreto, já percorreu muita estrada graças à “bússola” de Cristo. “Vive Cristo, esperanza nuestra” é, de fato o incipt do texto original escrito em espanhol, que proximamente será publicado.
Janeiro de 2017: a Carta do Papa aos jovens
Pode-se dizer que a primeira página do documento, foi escrita em 13 de janeiro de 2017, pelo Papa Francisco com a publicação do Documento preparatório do Sínodo. Esse documento estava acompanhado por uma Carta na qual o Papa convida os jovens a se lançarem “na direção de um futuro desconhecido, mas portador de realizações seguras”, sempre acompanhados por Deus.
Setembro de 2017: o Seminário internacional sobre a condição juvenil
O convite do Papa foi acolhido pelo “Seminário Internacional sobre a condição juvenil no mundo”, organizado em Roma, em setembro de 2017, pela Secretaria Nacional do Sínodo. Durante os trabalhos foram abordados numerosos temas sobre a juventude: das migrações ao desemprego, do compromisso social ao político, do desenvolvimento das tecnologias à fé. No final a voz dos jovens eleva-se claramente: “Somos uma família – dizem – escutemo-nos e cresçamos juntos”. Esta frase evidencia a vontade dos jovens de encontrarem na Igreja uma casa, uma família, uma comunidade para poder amadurecer as próprias escolhas de vida e contribuir ao bem comum.
Março de 2018. A Reunião pré-sinodal
Almejando este objetivo, o Pontífice responde diretamente em março de 2018, durante a Reunião pré-sinodal realizada em Roma, no Colégio “Maria Mater Ecclesiae”. O Papa pede a todos para ousarem “novos caminhos”, saindo da lógica do “sempre se fez assim” para ficar de modo criativo no sulco da autêntica tradição cristã. O coração da Igreja é jovem, repete Francisco, e os jovens “devem ser levados a sério”: Não bastam as análises sobre o mundo da juventude, devemos interpelá-los, mesmo quando falam com a cara dura”. “Se vocês faltam, falta-nos uma parte do acesso a Deus”, diz o Papa aos jovens, exortando-os a serem jovens profetas” com sólidas raízes, baseadas na experiência dos idosos e dos avós.
Domingo de Ramos 2018
Os frutos da Reunião pré-sinodal foram reunidos em um documento conclusivo que foi entregue ao Papa no Domingo de Ramos e Jornada Diocesana da Juventude. “Neste documento – explicam os jovens ao Papa Francisco – lhe entregamos a nossa vida e os desejos mais profundos dos nossos corações”.
Junho de 2018: O Instrumentum Laboris em 7 palavras-chave
O Instrumentum Laboris do Sínodo, apresentado em 19 de junho de 2018, reúne todos estes pedidos, integrando-os às mais de 100 mil respostas dadas pelos jovens ao Questionárioonline lançado pela Secretaria do Sínodo. No documento Instrumentum Laboris pode-se considerar sete palavras chaves: escuta, acompanhamento, conversão, discernimento, desafios, vocação e santidade. Trata-se dos princípios básicos que os jovens buscam na Igreja , para que esta seja “autêntica” e brilhe pelo exemplo, competência, co-responsabilidade e solidez cultural” e compartilhe com os próprios jovens a vida vivida à luz do Evangelho. Deseja-se uma Igreja “menos institucional e mais relacional, capaz de acolher sem julgar previamente, amiga, próxima, misericordiosa”.
Outubro de 2018: o Documento final do Sínodo
Os temas presentes no Instrumentum laboris tornam-se assim a base do Sínodo sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” realizado no Vaticano em outubro de 2018, durante o qual muitos jovens tomaram a palavra. Suas reflexões, seus testemunhos, e o forte apelo confluíram no documento final, tendo como base o episódio dos discípulos de Emaús, narrado no Evangelho de Lucas.
O documento final recorda também, a importância de um compromisso firme da Igreja contra todos os tipos de abuso, pela verdade e pelo perdão. A importância da família como Igreja doméstica, justiça contra a cultura do descarte, valorização dos recursos pastorais oferecidos pela arte, música, esporte, viver o mundo digital promovendo potencialidades comunicativas em vista do anúncio cristão.
Por fim recorda também a importância do reconhecimento e valorização da mulher na sociedade e na Igreja, a descoberta da sexualidade nos jovens como um dom. Tudo com “sinodalidade”, ou seja com o estilo da missão que passa do eu ao nós.
Janeiro de 2019: a JMJ do Panamá
No Panamá eram muitos os “nós jovens” presentes na Jornada Mundial da Juventude em janeiro de 2019. Assim como aconteceu no Rio de Janeiro em 2013, quando os exortava a “fazer barulho”, ou seja serem escutados, agora o Papa convida os jovens a agirem de modo ativo e criativo na Igreja e no mundo, usando sua “energia renovadora” para serem “testemunhas do Evangelho”.
Março de 2019: a Exortação apostólica
Portanto, hoje depois de dois anos da primeira carta aos jovens, o Papa confia à Nossa Senhora de Loreto a Exortação Apostólica pós-sinodal, em forma de Carta: um sinal concreto daquela escuta, daquele diálogo e do caminhar juntos desejado pelos participantes do Sínodo.
................................................................................................................................................
                                                                                                               Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário