sexta-feira, 1 de março de 2019

Documentário especial sobre a Campanha da Fraternidade 2019

será exibido pelas TVs de inspiração católica
Com a chegada da Quaresma, na próxima Quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, a Igreja no Brasil inicia a Campanha da Fraternidade que este ano traz como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27).
Este ano, a temática traz uma reflexão de como as políticas públicas impactam a vida cotidiana das pessoas. Além disso, é um momento de mostrar a realidade e chamar a atenção de que ainda é preciso lutar por garantias de direito para a população, em especial, as mais pobres.
Nesse contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um documentário sobre a CF 2019 que apresenta explica o processo e o ciclo das políticas e apresenta experiências da própria Igreja com ações concretas que fazem diferença na vida de milhares de pessoas que tanto necessitam.
Dom Leonardo Steiner - Secretário Geral da CNBB
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, faz um convite aos cristãos que reflitam e se engajem na luta por uma sociedade justa:
“Somos convidados a refletir uma realidade nossa. Vamos participar, vamos refletir, vamos rezar essa realidade para que assim nós ajudemos a ter um Brasil mais justo, mais fraterno baseado no direito e na justiça”, ressalta.
O documentário, que tem dois blocos, será veiculado nas principais emissoras de TVs de inspiração católica do país. O material que tem 11 minutos de duração traz ainda depoimentos de especialistas e lideranças religiosas que trabalham em prol da justiça social e mostra a realidade de comunidades que são beneficiadas com essas ações.
Presidente do Consea, Elisabetta Recine
“É importante lembrarmos que as polícias públicas são a maneira com que o Estado efetiva ações em nome do bem público, destaca a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, ex-presidente do extinto Consea.
Desde a criação da CF, em 1964, já se passaram 55 anos buscando despertar nas pessoas o senso de justiça social, de fraternidade e de amor ao próximo. Ela nasceu no contexto do Concílio Vaticano II, que iniciou um tempo de renovação na Igreja, trazendo muitas luzes para todas as realidades da Igreja. A cada ano, a Igreja no Brasil escolhe uma temática que ajuda as comunidades e toda a sociedade civil a ampliar sua reflexão sobre o tema em questão.
Confira a lista com as datas e horários de exibição do documentário nas emissoras de TV
                      TV Evangelizar – 01/03 às 16h15 e reapresentação dia 02/03 às 9h30
                      TV Imaculada – 02/03 às 17h30          TV Aparecida – 03/03 às 23h
                      TV Horizonte – 03/03 às 18h15           TV Canção Nova – 05/03 às 17h35
..............................................................................................................................................................
Padre Paulo Adolfo é o novo diretor do
Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara
Foi apresentado oficialmente na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada nesta semana, o novo diretor do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep). Padre Paulo Adolfo Simões dará sequência ao trabalho desenvolvido até aqui pelo padre José Ernanne Pinheiro.
Natural de Brazópolis, no sul de Minas Gerais, padre Paulo pertence ao clero da arquidiocese de Pouso Alegre (MG), a quem o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, agradeceu, na pessoa de seu arcebispo, dom José Luiz Majella Delgado, pelo envio e disponibilidade.
Padre Paulo Adolfo | Foto: CNBB/Daniel Flores
Padre Paulo Adolfo tem em sua trajetória de 21 anos de sacerdócio uma experiência missionária na prelazia de São Félix do Araguaia (MT), onde pôde colaborar em atividades paroquiais, no jornal da prelazia e em várias pastorais. Em sua diocese de origem, foi coordenador de Pastoral por cinco anos e também atuou em vários setores pastorais. Por outros quatro anos, foi coordenador da comissão que trabalha as questões sociais no âmbito arquidiocesano.
Embora nunca tenha participado dos movimentos de fé e política e nem dos encontros, o padre se interessou pelo curso de Formação Política do Cefep, que acontece no formato de especialização a distância em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Aluno da sétima turma em etapa de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, foi convidado a assumir a direção do centro.
O trabalho no Cefep
De acordo com o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, que preside o Cefep, a missão do diretor é coordenar a escola: “A grande missão é coordenar, incentivar, fazer com que a escola continue e também coordenar o acompanhamento aos alunos, a questão dos tutores, também conscientizar da importância dessa escola, sobretudo no momento em que vivemos e na própria Campanha da Fraternidade sobre políticas públicas, é momento oportuno para nós mostrarmos que é preciso conhecer a Doutrina Social da Igreja”.
Dom Severino Clasen
Para dom Severino, a Doutrina Social da Igreja “é a grande porta que abre para que o Cefep possa ter mais força e que sua missão seja muito bem identificada àquilo que é necessário na Igreja”.
Padre Paulo também ressalta na missão do centro a formação política na Igreja a partir dos documentos eclesiais: “Eu sempre achei interessante fundamentar o vínculo entre fé e política, fé e atuação social da Igreja, sobretudo conhecendo a Doutrina Social da Igreja. E percebo, a partir da minha realidade, vendo o Brasil todo, o quanto que isso é deficitário, embora os documentos oficiais da Igreja sobre isso mostrem que a inserção social não é apenas uma opção, mas algo intrínseco à vivência do Evangelho, isso é deixado de lado muitas vezes por falta de conhecimento”, comenta.
Neste sentido, padre Paulo está inserido na missão de consolidar, “fazer acontecer o objetivo do Cefep, que é ampliar a formação de fé e política de cristãos leigos e leigas para atuação na política nos diversos âmbitos da sociedade, desde a política partidária-eleitoral até os conselhos, a formação, as associações, enfim, é um leque bastante amplo”.
................................................................................................................................................
                                                                                                                    Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário