sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Sábia e oportuna reflexão

Quatro palavras-chave

Documentos da Igreja fazem uma análise da realidade eclesial na sociedade de hoje a partir de quatro palavras. Trata-se de uma análise na ótica da fé e não da sociologia. Vejamos:
1. Descristianização da sociedade. Eis o primeiro dado. A sociedade como tal e a cultura moderna estão cada vez mais descristianizadas. Convivemos com tecnologias, filosofias, estilos de vida e mentalidades pluralistas, secularizadas, paganizadas, materialistas, indiferentes em relação à religião e à fé. Em diversas regiões do mundo os cristãos são perseguidos. A resposta da Igreja está na consciência missionária, e na nova evangelização.
Fidelidade à missão dada por Deus
2. Mundanização da Igreja. Somos influenciados pelas redes sociais que criam a dependência de aparelhos eletrônicos. Estamos divididos dentro de nós mesmos e profundamente fragmentados. Há uma fratura entre o que dizemos o que somos e o que fazemos. Os ídolos do sexo, do dinheiro, do poder e do prestigio atacam. O Papa Francisco alude a um “mundanismo espiritual” que consiste em obter vantagens pessoais e interesses próprios usando Deus, a Igreja, os trabalhos pastorais. A resposta a esta mundanidade está na busca diária da santidade pela mediação da vida espiritual como, por exemplo: a oração, a leitura orante da Palavra, a celebração dos sacramentos especialmente da confissão e a prática da caridade.
3. Sacramentalização. Entendemos por sacramentalização o costume de celebrar os sacramentos sem preocupação pela conversão do coração, sem o engajamento na comunidade, sem a consciência da evangelização. Os sacramentos se transformaram em ritos, costumes, obrigações, porém sem frutos na vida pessoal, eclesial e social. Recebe-se os sacramentos por obrigação, por tradição ou por imposição. No ritmo da sacramentalização temos conferido o batismo sem preparação e sem evangelização. Nossos fiéis “são batizados não evangelizados”. As crianças da Primeira Eucaristia desaparecem da Igreja, os crismandos não perseveram, os que se casam não sabem usufruir da riqueza do sacramento que receberam. Comunga-se por costume. O remédio para a superação da sacramentalização é a iniciação cristã.
4. Administração. Trata-se de uma “inversão pastoral”, pois os que deviam ser bons pastores se tornam mais administradores que evangelizadores. Eis o problema da burocracia, gasta-se tempo e energias em preocupações administrativas, burocráticas, estruturais e não se investe no atendimento das pessoas, no contato com os catequizandos, na preparação das homilias, na visitação dos doentes e das casas. Reza-se por obrigação e não por gratidão e convicção. Há um reducionismo espiritual e pastoral e um exagero em coisas de administração. Os ministros leigos realizam pregações, celebrações, trabalhos missionários e nós da hierarquia ficamos com a administração. Eis uma “inversão de valores”
O Papa Francisco quer mais pastoral e menos administração, mais missão e menos estruturas, mais proximidade do povo e menos burocracia
                       Dom Orlando Brandes - Arcebispo de Metropolitano de Londrina
          Fonte: arqlondrina.com.br       Ilustração: missaomaterrosarium.blogspot.com.br
...............................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário