quarta-feira, 3 de setembro de 2014


Papa Francisco: 
"Não somos órfãos, a Igreja é nossa mãe!"

Cidade do Vaticano (RV) – Milhares de fiéis e peregrinos estiveram presentes na Praça São Pedro na manhã de céu azul e temperatura amena desta quarta-feira, para participar da Audiência Geral com o Papa Francisco. Na sua catequese, o Santo Padre voltou a meditar sobre a ‘Igreja como mãe’, que tem por modelo a Virgem Maria, ‘o modelo mais belo e alto que possa existir’. E ao dirigir-se aos peregrinos de língua portuguesa presentes na Praça, o Papa saudou a Família Franciscana do Brasil.
A Igreja e Maria são nossas mães
A maternidade da Igreja – disse o Papa – coloca-se em continuidade com a maternidade de Maria, como seu prolongamento na história. “A Igreja, na fecundidade do Espírito, continua a gerar novos filhos em Cristo, sempre na escuta da Palavra de Deus e na docilidade ao seu desígnio de amor”. Isto nos faz compreender quão profunda é a relação que une Maria à Igreja:
Olhando Maria, descobrimos a face mais bela e terna da Igreja. Olhando para a Igreja, reconhecemos os traços sublimes de Maria. Mas nós cristãos não somos órfãos. Nós temos uma mãe. Temos mãe. E isto é grandioso. Não somos órfãos. A Igreja é mãe. Maria é mãe”.
A Igreja é nossa mãe, porque nos gerou no Batismo – disse o Santo Padre - e desde então faz-nos crescer na fé, indicando-nos, com a força da Palavra de Deus, o caminho da salvação. Neste serviço de evangelização, manifesta-se de modo peculiar a maternidade da Igreja, que aparece como uma mãe preocupada em dar aos seus filhos o alimento espiritual que nutre e faz frutificar a vida cristã. Por isso, todos somos chamados a acolher, de coração e mente abertos, a Palavra de Deus que a Igreja nos propõe cada dia, porque esta Palavra tem a força de nos transformar, de nos mudar por dentro e tornar a nossa humanidade palpitante de vida, não segundo a carne, mas segundo o Espírito:
Carinho do Pastor
Somente a Palavra de Deus tem esta capacidade, de nos transformar no mais profundo. A Palavra de Deus tem este poder. E quem nos dá a Palavra de Deus? A Mãe Igreja. Nos amamenta desde pequenos com esta Palavra. Nos ensina toda a vida com esta palavra. E isto é grandioso. É justamente a Mãe Igreja que com a Palavra de Deus nos transforma por dentro
Iluminados pela luz do Evangelho e sustentados pela graça dos Sacramentos, especialmente a Eucaristia, podemos orientar para o bem as nossas opções de vida. A Igreja sabe – afirmou o Papa Francisco - com a coragem de uma mãe, defender os seus filhos dos perigos; para isso, exorta-os a estarem vigilantes contra o engano e a sedução de satanás: 
A Igreja tem a coragem de uma mãe que sabe ter o dever de defender os próprios filhos dos perigos que derivam da presença de satanás no mundo, para levá-los ao encontro com Jesus. Uma mãe sempre defende os seus filhos. Esta defesa consiste também em exortar à vigilância: vigiar contra o engano e a sedução do maligno. Porque mesmo que Deus tenha vencido Satanás, ele sempre volta com as suas tentações como leão que ruge ao nosso redor procurando nos devorar”.
Pastor com as ovelhas
A Igreja é uma mãe que tem a peito o bem dos seus filhos. Mas nunca devemos esquecer que a Igreja somos nós, todos os batizados:
Não devemos esquecer que a Igreja somos todos nós, não somente os sacerdotes ou nós, bispos, mas somos todos. A Igreja somos todos nós. E todos somos filhos, mas também mães de outros cristãos. Todos os batizados, homens e mulheres juntos. Quantas vezes na nossa vida não damos testemunho desta maternidade da Igreja, desta coragem materna da Igreja!
O Papa concluiu, pedindo a Maria que nos ensine a imitar a sua solicitude pelo bem dos nossos irmãos, com a capacidade sincera de acolher, perdoar e infundir coragem e esperança. 
Ao saudar os peregrinos de língua italiana, Francisco expressou “profunda preocupação pela grave situação que estão vivendo as famílias de Terni (ndr Itália), em função dos projetos da empresa Thyssenkrupp”. E dirigiu um apelo para que “não prevaleça a lógica do lucro, mas o da solidariedade e da justiça”. E nas questões trabalhistas – reiterou - a pessoa e a sua dignidade “devem ocupar o primeiro lugar”. (JE)

Francisco aos cristãos perseguidos: 
"A Igreja se orgulha de vocês"

Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco dirigiu “cordiais boas-vindas aos peregrinos de língua árabe, em particular, aos provenientes do Iraque”. Eis as suas palavras
"Que o Senhor vos abençoe e vos proteja!"
A Igreja é Mãe e como todas as mães sabe acompanhar o filho necessitado, levantar o filho caído, cuidar do doente, buscar o perdido e despertar aquele que dorme e também defender os filhos indefesos e perseguidos. Hoje gostaria de assegurar, especialmente nestes dias, aos indefesos e aos perseguidos, proximidade: vocês estão no coração da Igreja; a Igreja sofre com vocês e a Igreja é orgulhosa de vocês, orgulhosa de ter filhos como vocês; vocês são a força e o testemunho concreto e autêntico da sua mensagem de salvação, de perdão e de amor. Abraço-vos a todos, todos! Que o Senhor vos abençoe e vos proteja!”. (JE)
                                                                        Fonte: radiovaticana.va        news.va
...............................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário