sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Reflexão para este Mês da Bíblia

Santo Livro

Uma das canções do Pe. Zezinho leva o título de “Santo Livro”. Nela, o autor exalta a importância da Bíblia como livro que leva a contemplar a Deus e caminhar com amor e fé pelas estradas da vida.
A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. É referência para muitas pessoas e vista como livro sagrado por cristãos e judeus. É o livro mais lido e citado ao longo da história. É lido por pessoas que tem fé e também por pessoas que buscam elementos para o estudo dos povos da antiguidade.
Palavra de vida e salvação
O lado negativo é que o ensino da Bíblia é pouco assimilado e pouco colocado em prática por aquelas pessoas que o tem como “santo livro”. É o que demonstram as inúmeras guerras, genocídios, discriminações, brigas, roubos, mentiras e leis que atentam contra a vida das pessoas. No tempo de Jesus não era diferente e por isso Ele alertou os seus ouvintes: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 8,21). Não basta ler e estudar a Bíblia: é preciso colocar em prática o seu ensinamento.
No mês de setembro, as comunidades católicas do Brasil lançam um olhar carinhoso para a Bíblia, destacando a sua centralidade na vida da comunidade. O mês termina com a comemoração de São Jerônimo, que é invocado como o patrono da Bíblia pelo fato de ter feito a primeira tradução da Sagrada Escritura para o latim, que era a língua corrente no século 4º. É de São Jerônimo a afirmação de que “o Evangelho é o corpo de Cristo e as santas Escrituras são o seu ensinamento”. Assim como valorizamos a eucaristia, também precisamos valorizar a Bíblia, porque as duas são igualmente importantes para uma pessoa de fé.
Convencida da veracidade desta afirmação, a Igreja Católica incentiva a leitura e o estudo da Bíblia, assim como também dá destaque para as celebrações da Palavra de Deus.
Na Diocese de Santa Cruz do Sul, além do investimento na pastoral vocacional e na formação bíblica dos catequistas, incentivamos a formação de diáconos e ministros leigos para presidirem qualitativamente as celebrações da Palavra. Muitas comunidades são privadas da celebração eucarística em finais de semana por falta de padres. É neste momento que entram os ministros com a celebração da Palavra e possível distribuição da eucaristia. Além disso, os ministros têm a missão de propiciarem o acesso das Sagradas Escrituras para o povo, promovendo a Leitura Orante da Bíblia e interpretando o seu conteúdo, a exemplo do que fizera o apóstolo Filipe com o funcionário da rainha da Etiópia (At 8,26-38).
Aproveitemos o final do mês de setembro para rever a importância da Bíblia na nossa vida, na vida das nossas famílias e das nossas comunidades. Conforme sugestão do Sínodo dos Bispos, “façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma continue a nos falar ao longo de todos os dias da nossa vida” (Verbum Domini,124).
                                                Dom Canísio Klaus - Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
                                   Fonte: cnbb.org.br      Ilustração: federacaomarianadeniteroi.org.br
......................................................................................................................................
Vídeo com a bela música citada por Dom Canísio Klaus

........................................................................................................................
                                            youtube.com - Enviado por José Vieira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário