domingo, 18 de agosto de 2013

Bela e rica mensagem

Areia e cal

Certo dia, um jovem foi ter com um dos padres que moravam no deserto e lhe perguntou:
- Pai, como se consegue construir uma comunidade? 
O monge respondeu:
- É como construir uma casa; pode utilizar pedras de todo tipo. O que vale mesmo é o cimento, porque mantém unidas todas as pedras.
O jovem indagou:
- Mas, qual é o cimento da comunidade?
O eremita sorriu, baixou-se para recolher um punhado de areia e explicou:
- O cimento é feito de areia e cal que são materiais muito frágeis. Basta um pouco de vento que os leva embora. Da mesma forma, o que une a comunidade, o nosso cimento, é feito por aquilo que existe demais frágil e pobre em cada um de nós. Conseguimos viver juntos porque dependemos uns dos outros.
No terceiro domingo de agosto, celebramos a solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao céu e também é o dia no qual lembramos as diversas vocações religiosas.
A Igreja nos convida a contemplar Maria, Nossa Senhora, com um olhar de fé. Vale para ela, antecipadamente, o que Jesus prometeu a todos aqueles que acreditarem nele perseverarem até o fim: a ressurreição. Podemos dizer com outras palavras ainda mais esclarecedoras: Maria é a primeira pessoa humana, como nós, a participar da ressurreição por causa dos próprios merecimentos de Cristo. Ensina o Concílio Vaticano II, 62: “(ela) Cuida com amor materno dos irmãos e irmãs de seu Filho, que ainda caminham entre os perigos e as dificuldades desta terra, até que alcancem a felicidade da pátria. Por isso, a Igreja invoca Nossa Senhora como advogada, auxiliadora, perpétuo socorro e mediadora” (cf. LG 62). Nós veneramos Maria pelo exemplo de fidelidade e obediência que nos deu confiamos na sua materna intercessão junto a seu filho Jesus. É uma alegria para nós saber de ter uma “mãe” protetora já no céu. A ela olhamos também para não perder de vista a meta da nossa fé e da nossa esperança: a perpetua felicidade na comunhão com o Pai.
Maria: modelo pleno de fidelidade, entrega e consagração
Por isso, neste domingo, lembramos e agradecemos pela vocação religiosa de tantos irmãos e irmãs nas suas mais diversas expressões. Os três votos de pobreza, castidade e obediência nos lembram da transitoriedade das coisas deste mundo e são um constante convite a todos para confiar mais nos tesouros do céu, naquela alegria e felicidade plena que somente o próprio Deus poderá nos oferecer.
Numa sociedade que faz coincidir o bem-estardes pessoas com as riquezas materiais, os religiosos escolhem a pobreza. Num mundo onde a sexualidade é reduzida a simples prazer sem nenhum compromisso, os consagrados buscam viver a castidade de corpo e de alma, acreditando na bem-aventurança dos puros de coração também se, para muitos, isso parece coisa do passado. Enfim, os religiosos e as religiosas se comprometem a viver em comunidades, pequenas ou numerosas, conforme os diferentes serviços e trabalhos. Talvez seja esta a característica da vida religiosa que hoje vale a pena salientar.
A busca da satisfação pessoal é cada vez mais afirmada e defendida. Em nome do direito à realização, ou à felicidade individual, ficam em segundo plano ou são esquecidos o bem comum e as carências dos mais pobres e abandonados. Os religiosos escolhem viver em comunidade para nos dar o testemunho que é possível acolher o outro, o diferente de nós. Não porque a união aumente poder e a força, mas para nos lembrar da riqueza de estar juntos. É possível aprender a amar e a conviver com os outros, na condição de respeitá-los e de reconhecer também as próprias carências. A autossuficiência e o orgulho nos conduzem ao individualismo insensível e egoísta, a vida comunitária nos ensina a partilha e a solidariedade.
A comunidade é, na lida de cada dia, uma escola de humildade e de superação dos próprios defeitos. Os religiosos e as religiosas não são “já” perfeitos. Simplesmente confiam na força do amor, da comunhão e da fraternidade. Separados são fracos, mas unidos são fortes. Como areia e o cal; quando são unidos se tornam cimento.
                                                                Dom Pedro José Conti - Bispode Macapá (AP)
Fonte: www.portalecclesia.com   Ilustração: www.horizontefrancisclariano.blogspot.com.br
.......................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário