domingo, 5 de julho de 2015

Reflexão para este domingo:

Jesus, o profeta incômodo e rejeitado

Neste domingo, somos convidados por Jesus a fazer a experiência da rejeição e da oposição dos seus conterrâneos. Atesta a sina e destino dos verdadeiros profetas, que trazem sempre uma mensagem de conversão, de questionamento e de um testemunho que confirma a origem divina do seu mandato.
 A encarnação de um Deus humano, que compartilha a vida dos oprimidos e empobrecidos, que mostra que o Pai fala a partir da humildade e da simplicidade, é um desafio difícil de assimilar para aqueles que esperam um Salvador poderoso e de uma linhagem extraordinária. Para uma religião bem montada, que trás segurança e exalta o ego nacionalista e dos que se acham superiores aos outros deparar-se com Jesus o Deus que mora ao nosso lado, vizinho da aventura humana e solidário com o sofrimento, é motivo de escândalo.
Sigamos Jesus sem temer o descrédito de muitas pessoas
O Papa Francisco com a expressão mundanismo espiritual na Encíclica Evangelium Gaudium, explica estes mecanismos de defesa "espirituais" que sob uma roupagem religiosa é profundamente intolerante e discriminatório com aquilo que é novo e ameaça a sua visão auto referenciada. Não deve nos surpreender que quando um cristão trata de viver o Evangelho sem glosas (comentários adocicantes) enfrentará o descrédito e a difamação lamentavelmente dos mais próximos.
Assim aconteceu com Dom Oscar Romero, Dom Hélder Câmara, Dom Enrique Angelelli, e tantos outros como o Pe. Carlos Mujica, o Pe. João Bosco Munier, e leigos que deram um testemunho fiel e coerente como Margarida Alves e Irmã Dorothy entre uma nuvem de vidas entregues ao Reino. A marca do profetismo e o martírio purificam nossas intenções e convidam a uma vivência integral e genuína da fé nos contextos provocadores das periferias e dos submundos em que a pessoa humana é aviltada e desfigurada.
É necessário redescobrir que ser discípulo de Jesus implica em segui-lo através dos conflitos e dificuldades que levanta a Palavra de Deus encarnada na dura realidade. Quem quiser ser um cristão autêntico nunca poderá esquecer ou dispensar esta página exigente do Evangelho que configura um verdadeiro teste driver do seguimento e do discipulado. Deus seja louvado! 
                             Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo de Campos (RJ)
.................................................................................................................................
                                                 Fonte: cnbb.org.br       Ilustração: amormariano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário